Ricardo Valadares Gontijo Valle, o Cacá, de 15 anos, é autor de O Bestiário das criaturas, Necromance e a conquista do planeta dos dragões, Operação necromance: o confronto e Dominação Total da Escuridão

Beatriz Oeiras

Aos 15 anos de idade, Ricardo Gontijo, ou simplesmente Cacá, 15 anos, já tem quatro grandes livros publicados. Entre eles, obras que levam ao mundo real um universo de fantasia e imaginação.

Porém a história do jovem escritor começou a cerca de sete anos, quando com apenas nove anos teve uma de suas anotações lida pela sua mãe. "Tudo começou quando tinha 9 anos e escrevi o Bestiário das Criaturas. O processo foi muito informal, sem a pretensão de se tornar algo no nível que chegou. Eu fazia na escola mesmo, até que minha mãe descobriu o caderno e ficou encantada. Correu atrás até conseguir publicar e me incentivou a não parar", afirma Gontijo ao DT.  

As ideias, que permeiam mundos distintos na literatura mágica e criativa, ganharam vida em outras edições, como "Negromance: e a conquista do planeta dos dragões" e "Operação Necromance ? O Final". Agora, o autor agradece à avó que o incentivou a escrever e afirma que o quarto livro tem sido um divisor de águas na sua vida. 

"Parei de escrever sobre monstros e passei a criar histórias. Estou com um novo livro, o Dominação Total da Escuridão, que traz uma história mais elaborada, mudando realmente os rumos da minha carreira. Com certeza, minha maior inspiração é minha avó, que sempre me incentivou a ler e me apoiou a tomar coragem para começar a escrever. Agradeço muito a ela por todo o carinho e dedicação". 

Influência 

Para aqueles que pretendem se aventurar no mundo literário, seja de qualquer tipo de  gênero, Gontijo deixa seu recado. "Eu não acredito que seja talento, vejo diferente. Qualquer um pode escrever, basta começar. Tenho como inspiração Neil Gaiman, Stan Lee, apesar de ser dos quadrinhos, dentre outros. Eu queria contar a minha história mesmo em vez de só ouvir outras. Um conselho que eu dou pras pessoas é: escreva! Deixa a criatividade fluir. Seja 2 linhas, ou 100, se permita dar o primeiro passo."

Confira abaixo o vídeo enviado pelo artista

Obras

Acompanhe o autor pelo Instagram