O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

Redação

Quatro meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris (26 de julho a 11 de agosto), um atentado na casa de show em Moscou deixou pelo menos 137 mortos e 182 feridos, de acordo com o último relatório. Um grande incêndio consumiu parte do prédio, e dezenas de pessoas foram resgatadas pelo terraço do complexo, através de escadas e helicópteros. O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

Alerta

Na noite do último domingo, 24, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou que estava elevando para o seu nível mais alto o sistema de alerta de segurança nacional da França, na sequência do ataque a Moscou reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

"Dada a reivindicação de responsabilidade pelo ataque do Estado Islâmico e as ameaças que pesam sobre o nosso país, decidimos elevar a postura Vigipirate ao seu nível mais alto: ataque de emergência", indicou Gabriel Attal sobre o resultado de um conselho de defesa no Eliseu. O plano Vigipirate (sistema de alerta de segurança nacional da França) havia sido rebaixado para o nível 2 ("segurança reforçada ? risco de ataque") em 15 de janeiro.

Attal disse que a decisão, que ocorre quatro meses antes de Paris sediar os Jogos Olímpicos, foi tomada "à luz da reivindicação do Estado Islâmico pela responsabilidade pelo ataque em Moscou e as ameaças que pesam sobre o nosso país".

Segurança 

Vários países vão enviar reforços estrangeiros, incluindo a Polônia, enviaram reforços militares e policiais para ajudar a garantir a segurança nos Jogos Olímpicos em Paris. "Várias nações vão enviar reforços em setores críticos, como cães farejadores", informou o Ministério das Forças Armadas francês na quinta, 28, que não especificou quais países estão envolvidos na iniciativa.

Para garantir a segurança dos Jogos, quase 45.000 policiais e militares serão mobilizados na região parisiense para a cerimônia de abertura, dia 26 de julho. De acordo com os últimos dados, 18.000 soldados franceses foram mobilizados para os 19 dias de competição, além de cerca de 35.000 policiais e militares.  

 




 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp