A cada 18 meses, ocorre um eclipse solar total em algum lugar da Terra

Redação

Na segunda-feira, 8 de abril, milhões de pessoas em toda a América do Norte puderam presenciar um dos eventos mais raros que existem: um eclipse solar total. Da cidade mexicana de Mazatlán, no litoral do Pacífico, até a Terra Nova, na costa leste do Canadá, a Lua bloqueou totalmente o Sol e lançou sua sombra sobre a Terra, fazendo com que o dia no nosso planeta se torne quase noite.

Esse e outros fenômeno atrai o interesse da ciência, já que oferece um momento único para o estudo da estrela, da atmosfera e de outros fenômenos celestes, como explica Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA); diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil.

"Existem inúmeras histórias e descobertas científicas realizadas durante um eclipse solar, mas nenhuma delas é mais importante que a história do eclipse do sol de 29 de maio de 1919, cuja a observação realizada no Brasil, levaram a comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein e mudaram para sempre a nossa compreensão do Universo", afirma Zurita. 

De acordo com Zurita ao DT, o Eclipse de 1919 foi um marco na história da Ciência. "Mudou nossos conceitos sobre o Universo e inaugurou a Física Relativista. Albert Einstein passou a ser considerado um dos grandes gênios da humanidade e Sobral nunca mais foi a mesma. A Cidade do Eclipse hoje é uma referência na educação do Ceará e do Brasil. O Museu do Eclipse de Sobral ajuda a manter vivos aqueles momentos que mudaram para sempre o nosso entendimento sobre o funcionamento do Universo."

Próximo Eclipse 

O próximo eclipse solar total acontecerá no dia 12 de agosto de 2026 e não será visível no Brasil. Sua rota de totalidade passará pelo norte da Espanha, por Portugal, pela Islândia, pela Groelândia e pela Rússia.

A previsão é que a fase total dure 2 minutos e 18 segundos, enquanto o de 2024 se estendeu por 4 minutos e 28 segundos em alguns lugares. No território brasileiro, o próximo será apenas no ano de 2045.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp