O pacto tem por objetivo envolver candidatos a prefeitos (as) e a vereadores (as) para que se comprometam com a temática

Da Redação

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realizou de forma online, na noite desta quinta-feira, 22, o lançamento do Pacto pela Juventude edição 2020. O evento reuniu conselheiros Nacionais de Juventude, juventudes partidárias e gestores públicos da temática das políticas públicas de juventude.

O pacto tem por objetivo envolver candidatos a prefeitos (as) e a vereadores (as) para que se comprometam com a temática em suas ações e programas e incorporem as demandas da juventude brasileira em suas plataformas eleitorais.

Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Rafael Davi Campos, esse é o momento de encontrar alternativas e soluções para um futuro certo, por isso o Pacto pela Juventude é tão importante. “Trata-se um termo de compromisso dos futuros gestores públicos e agentes políticos com a aplicação de soluções aos problemas reais da juventude. Com olhar no futuro este documento visa buscar alternativas para que, solucionado os problemas da juventude, esta possa também, pelos seus esforços, ser agente das mudanças sociais tão necessárias”, esclarece.

Marcus Barão, vice-presidente do Conjuve considera o lançamento do Pacto uma reafirmação do compromisso com o avanço das Políticas Públicas de Juventude que podem fazer a diferença na vida cotidiana da população jovem do Brasil. “Somos a maior geração de jovens da história do país e agora chegou a nossa vez de dizer a cidade o que queremos.”

Para Gustavo Gama, o Pacto pela Juventude é um instrumento necessário. "Temos que apresentar as políticas públicas de juventude para nossa classe política. Candidato de todo Brasil pode se comprometer com o Conselho Nacional de Juventude e com a juventude brasileira nesse importante momento de democracia que são as eleições municipais”, destaca o secretário-geral do Conjuve. 

Durante o evento, cada conselheiro apresentou uma proposta para o executivo e uma proposta para o legislativo municipal, em compromisso com as políticas públicas de juventudes para cada um dos seguintes eixos: 

  EIXO 1:  Cidadania, participação social e política e representação juvenil; 

EIXO 2:  Educação; 

EIXO 3:  Profissionalização, trabalho e renda; 

EIXO 4: Eixo de diversidade e igualdade; 

EIXO 5:  Saúde; 

EIXO 6: Cultura; 

EIXO 7:  Direito à comunicação e liberdade de expressão; 

EIXO 8:  Desporto e lazer; 

EIXO 9: Território e mobilidade; 

EIXO 10: Sustentabilidade e meio ambiente; 

EIXO 11:  Segurança pública, acesso à justiça e paz; 

EIXO 12: Modernização da administração pública para a juventude.

Assinatura do Pacto pela Juventude  

O formulário para a assinatura do Pacto pode ser solicitado até o dia 13 de novembro, através do endereço eletrônico conjuve@mdh.gov.br ou com um conselheiro Nacional de Juventude do seu Estado.?(Assessoria da imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp