O evento promovido nesta segunda-feira, 11, pela prefeita Cinthia Ribeiro tem grande significado e a lança em primeiro lugar para a eleição de 2026

Redação I Alvaro Vallim

Sempre que vemos uma rodinha de pessoas conversando sobre política tem sempre um mais “sabetudo” que os outros e já vai dizendo que se o Fulano for candidato com apoio de Ciclano e Beltrano será eleito “comcerteza”. Esses apaixonados pelo jogo político muitas vezes só querem ver um lado, ou querem impor suas próprias verdades.

Olhando hoje para o evento promovido pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na Assembleia Legislativa, com filiações, aparições e muitos apaixonados, alguém poderá dizer que qualquer candidato apoiado por ela para a Prefeitura da Capital não perde a eleição de jeito nenhum.

Vejam bem, Cinthia foi prestigiada pelo presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo, um político que foi quatro vezes governador de Goiás, sendo duas reeleições, e na primeira delas uma eleição praticamente improvável quando a campanha contra o então poderoso Íris Rezende começou.

E é Marconi Perillo, que em meio a eleições municipais lança o nome de Cinthia Ribeiro para concorrer ao governo do Tocantins em 2026. Num cenário em que ainda não há pré-candidatos declarados para 2026, Cinthia tira a atenção da eleição atual e joga nela todos os focos.

Peraí, mas a eleição agora não é para prefeitos? Sim, mas como política não é uma ciência exata e como na matemática nem sempre 2+2=4, então para chamar a atenção para si e tomar o poder de indicar seu (sua) próprio (a) sucessor (a), ela acaba entrando num jogo onde ela está sozinha jogando, ela tem o estádio, a bola e tudo mais. Porém, os juízes e a torcida estão tomando conta de outro jogo neste momento.

Mas veja que no jogo atual, ela também aparece e quer ser a técnica vencedora num pleito que é mais pesado do que parece. Este é um jogo tão pesado, que desde a eleição da professora Nilmar Ruiz para prefeita de Palmas, o Palácio Araguaia nunca mais conseguiu emplacar um prefeito da Capital.

Vemos muitas relutâncias e muitos senões, medos e medições. Cálculos infinitos para saber quem apoiar e quem relegar. O Palácio Araguaia, que tem no comando um governador arrojado politicamente falando, até hoje, não deu nenhuma pista sobre quem vai apoiar em Palmas. Wanderlei Barbosa ainda não anunciou nada sobre a sucessão de Palmas, que é sua base política, que teve seu pai, Fenelon Barbosa, como primeiro prefeito.

Palmas tem nomes como o deputado estadual Júnior Geo (Podemos), que foi ao evento do PSDB nesta segunda-feira, mais uma vez em busca de um apoio forte para sua candidatura a prefeito de Palmas. Geo, nos últimos tempos, tem pisado praticamente em todas as pegadas que Cinthia deixa por Palmas e muitas informações de bastidores sinalizam que este apoio pode acontecer de fato. Mas o grande evento do PSDB só serviu para dar palanque e holofotes para o futuro.

E a situação de Júnior Geo no Podemos é bem confusa e delicada, já que o partido filiou o ex-deputado e ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos, que se lançou também pré-candidato a prefeito de Palmas. Eduardo Siqueira, na fila dos sem mandato, tem feito uma pré-campanha agressiva nas redes sociais, mostrando o que fez quando prefeito de Palmas e repetindo o mantra de Duda Mendonça na campanha do pai Siqueira: Siqueira fez, Siqueira faz e vai fazer mais.

Quem não mostra a que veio ou vem é a deputada Vanda Monteiro (UB). Ela ensaia um discurso de pré-candidata, mas não consegue fazer decolar sua pré-candidatura.

Temos ainda a jornalista Roberta Tum, lançada ano passado pelo PCdoB de Palmas para a disputa. Mas ainda terá que conversar com sua federação (PT-PCdoB e PV) para ver se lançam mesmo candidato próprio e neste caso, há outro pretendente, o empresário Vilela. Então, a esquerda ainda terá muito o que conversar, já que em certo momento até o presidente do PT, o ex-deputado Zé Roberto também nutria pretensões de disputar o Paço Municipal da Capital.

De maneira muito profissional, a deputada Janad Valcari (PL) vem tocando sua pré-campanha e as pesquisas de 2023 mostravam que ela liderava o quadro. Porém, pesquisa é pesquisa e eleição é eleição e nem chegamos na campanha ainda. Muito determinada, Janad tem movido as peças do tabuleiro e tem o apoio incondicional de seu partido na pessoa do senador Eduardo Gomes, que teria imposto apenas uma condição: de que o atual vice-prefeito André Gomes seja o vice na chapa.

Deixei para falar por último de outra política que também trabalha de maneira muito profissional: a ex-senadora Kátia Abreu. Ela pode ser a surpresa e a cereja que pode ir pra cima do bolo da eleição municipal de Palmas. Kátia surge num cenário adverso e vinda de uma derrota, mas tem cacife e conhecimento para virar o jogo. A ex-senadora reúne simpatias à esquerda e à direita podendo mudar completamente o quadro que está posto.

2026 é amanhã e já está sendo jogado.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp