O evento acontece nesta sexta, 02, em Colinas do Tocantins. Autoridades como os deputados Gutierrez e Vanda Monteiro, o dep. federal Ricardo Aires e lazaro Botelho também acompanharam a consulta publica.

Da Redação

Acontece nesta sexta-feira, 2, a terceira Consulta Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), na Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, na cidade de Colinas do Tocantins. A audiência contempla a região meio norte do Tocantins, com a participação do governador em exercício, Laurez Moreira, secretários de Estado, gestores e autoridades da região.

"Wanderlei Barbosa tem essa preocupação de ouvir as pessoas e os anseios da comunidade e é o que estamos fazendo aqui, de fazer um plano que realmente seja o anseio do tocantinense. Temos o prazer de estar aqui, ao lado do prefeito Casarin, ao lado da deputada Vanda, do deputado Gutierrez, do deputado federal Ricardo Aires, e outros", afirmou Laurez em exclusiva ao DT

A Consulta Pública aborda sete eixos temáticos, sendo eles: Segurança, assistência social e cidadania; Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; Gestão Pública e Governança; Meio ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-estar; Educação, Ciência, Tecnologia  & Inovação; e Infraestrutura Econômica e Urbana, que são de extrema relevância para o desenvolvimento da região.

Segundo o secretário de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Deusiano Pereira de Amorim, a Secretária da Cidadania e Justiça tem alguns pontos específicos para falar, como a segurança, assistência social e de cidadania. "Também acompanhamos outros eixos temáticos através dos nossos servidores. Aliado com a comunidade, a gente procura mobilizar os serviços ligados a nossa pasta que, aqui na cidade, é o Procon, o sistema penitenciário. Então as nossas ações estão ligadas à Cidadania e Justiça, os direitos humanos à família, à criança e o adolescente, é para esses sistemas que temos o aprofundamento maior".  

A Consulta Pública representa uma oportunidade ímpar para a sociedade civil organizada da região participar ativamente na definição de políticas públicas que impactarão o cotidiano coletivo. A participação popular é fundamental nesse processo, e a iniciativa busca justamente fortalecer a participação democrática e promover um diálogo aberto e transparente entre governantes e cidadãos.

"O PPA é o planejamento do Governo para os próximos quatro anos. É um planejamento para saber o que é importante, o que a população dessa região quer e precisa. Colinas foi a cidade escolhida para que esse PPA aconteça. Eu como deputado federal tenho muito orgulho de estar aqui e ser um dos representantes de Colinas no estado do Tocantins e fora", disse o deputado federal Lázaro Botelho. 

Consultas Públicas

A primeira Consulta Pública do PPA ocorreu no dia 14 de abril, na cidade de Araguatins, contando com aproximadamente 700 pessoas inscritas. A prioridade eleita pela população do Bico do Papagaio foi a transferência de recursos financeiros aos municípios para pagamento de benefícios eventuais (auxílio-funeral, auxílio-natalidade, vulnerabilidade temporária e calamidade pública), do eixo de Segurança, Assistência Social e Cidadania.

Já a segunda etapa da ação foi realizada no município de Araguaína no dia 26 de maio, reunindo cerca de mil pessoas.  A prioridade eleita pela população do norte do Tocantins foi a valorização dos profissionais da Educação, ponto discutido pelo eixo Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp