Com a disputa de espaço cada vez mais ferrenha, o empreendedor precisa se diferenciar para conquistar clientes e aumentar suas vendas.

Da Redação

No país, o número de novos negócios foi recorde em 2020: mais de 14 milhões de brasileiros se tornaram empreendedores em meio à pandemia da Covid-19, segundo o levantamento do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020. Uma das maiores motivações foi a dificuldade financeira por conta do isolamento social, o que resultou em aumento histórico da taxa de empreendedores nascentes e também mudou o perfil dos brasileiros que decidiram apostar no próprio negócio no último ano. Essa explosão, no entanto, acabou ofuscada pela queda de 18 pontos porcentuais na taxa geral de empreendedorismo com fechamento de negócios com mais de três anos e meio de existência.

Embora tenham recebido menos atenção em meio ao grande volume de empresas fechando, os novos empreendedores não passaram despercebidos. A taxa de empreendedorismo por necessidade, dobrou em relação ao ano anterior e chegou a 53,9%, perdendo apenas para o índice registrado em 2002.

Esse cenário não foi diferente para o empreendedor Nilton Bento, que no período mais difícil resolveu apostar no ramo da alimentação e abriu uma açaiteria no centro de Colinas do Tocantins. “Eu e minha esposa temos uma açaiteria. Surgiu a oportunidade de comprarmos esse estabelecimento há dois anos atrás, quando a pandemia da covid-19 estava estabelecida e o comércio havia sido afetado”, conta o empreendedor. 

Ele conta que a esposa já teve experiência com o ramo de confeitaria e que quando surgiu a oportunidade de empreender, ambos não deixaram escapar. Além disso, o casal já fazia uso dos aplicativos de delivery e conseguiram adaptar o novo negócio para passar por cima da crise financeira. “Apesar de diferente, conseguimos adaptar algumas coisas, agregar outras e tocar o novo negócio da fámilia”. No início tivemos dificuldades por causa da restrição, mas como já tinha conhecimento com delivery, conseguimos abrir canais de comunicação com o cliente para levar o produto até ele. Trabalhamos com as plataformas de entrega e pedidos por meio do Whatsapp.” 

Com a disputa de espaço cada vez mais ferrenha, o empreendedor precisa se diferenciar para conquistar clientes e aumentar suas vendas. Por isso, Bento conta que a empresa Plus Sabores, criada com o intuito de servir o município, consegue ter um leque de produtos diferentes e sair do nicho restrito do açaí e sorvete. “Com a ajuda dos nossos funcionários conseguimos oferecer além do açaí, sorvete, carro chefe da casa, os shawarmas, sucos, refrigerante, panelinhas, salgados assados, fritos e bolos”, conta. 

A empresa Plus açaí & shawarma fica localizada na rua 3, 1414, no centro de Colinas. O horário de funcionamento é das 14:30h às 23:00. O perfil da rede social pode ser encontrado clicando aqui


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp