A média do estado ficou pouco acima da média nacional, que atingiu 28,1% de abstenção, conforme o Inep.

Da Redação

Aconteceu no último domingo, 05, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2023. O exame foi realizado em 9.394 locais distribuídos em todo o país. 

No Tocantins, 32.620 pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 28,7% não compareceram para o primeiro dia de provas. A média do estado ficou pouco acima da média nacional, que atingiu 28,1% de abstenção, conforme divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

A aplicação do Enem continuará no próximo domingo, 12 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.

Enem 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp