O novo modelo inibe fraude de contas falsas. Informações fiscais da conta ficam em cima. Na parte inferior, estão dados para pagamento.

Da Redação

Iniciou nesta semana a distribuição dos novos modelos das faturas de energia para os clientes da Energisa Tocantins. Conforme determinação legal, a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e. 

Segundo a Energisa, na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta, em tempo real. Isso garante mais confiabilidade do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes.  O novo modelo de conta já está operando em outras unidades da Energisa.  

“É importante ressaltar que todas as contas emitidas a partir desta terça, dia 04 de abril, já sairão no novo formato. Dessa maneira, todos os clientes tocantinenses terão em mãos, uma forma ainda mais segura de pagamento e acompanhamento de suas contas de energia”, destacou a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz. 

A concessionária ainda afirma que as mudanças serão apenas no layout disposto no novo modelo. As datas de leitura, emissão, recebimento e vencimento das contas seguirão o Calendário de Leitura e Faturamento Anual. “Por exemplo, o cliente que recebe a conta geralmente dia 10 de cada mês, continuará recebendo ela neste período. Só que agora ela estará em um novo layout e com os dois QR codes”, finaliza Andréa.

Como será? 

A conta passa a ter dois QR Codes. O da parte superior permite que o cliente tenha acesso às informações fiscais diretamente da base de dados do Governo do Estado. Ele também pode ser utilizado para verificar a autenticidade da conta, garantindo a segurança do cliente ao conferir seus dados.  

Na parte inferior, está disponível o QR Code que já é de conhecimento de todos, disponibilizado para pagamento da conta via PIX, gerando mais agilidade no processo de pagamento. Além do pagamento via PIX, o cliente também tem a opção de pagamento via código de barras, também na parte inferior da conta.  

Além disso, o nome do documento também mudou e agora é denominado como “DANFE - Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”. Vale ressaltar que informações são as mesmas do modelo antigo, somente estão em posições diferentes. 

Consumo consciente 

É fundamental compreender a conta de energia e sua composição para acompanhar o consumo, identificar gastos extras e adotar práticas para economizar. Uma das principais dicas é utilizar o Histórico de Consumo, que possibilita comparar a média de energia consumida nos últimos 12 meses, identificando se há aumento ou diminuição do consumo. Dessa forma, o cliente pode analisar seu consumo e reavaliar seus hábitos diários, buscando um uso consciente e econômico. No entanto, é importante observar a quantidade de dias faturados, que pode variar entre 27 e 33 dias, informação disponível na própria conta de energia.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp