A Energisa orienta que tomando alguns cuidados com as instalações elétricas e equipamentos, os sustos e acidentes podem ser evitados.

Da Redação

O período chuvoso no estado do Tocantins é marcado por alta incidência de raios e ventos fortes. Esse cenário tem impacto direto no sistema elétrico, já que a rede é aérea e está sujeita a condições climáticas severas.

Segundo o Grupo Storm, empresa de monitoramento climático que atende o Grupo Energisa, o último domingo, dia 19, foi histórico para o Tocantins: em 24 horas, 109.357 descargas atmosféricas caíram no estado, o maior volume já registrado para a região.

Os números equivalem apenas aos raios que atingiram o solo, que podem representar riscos à segurança e ao fornecimento de energia. Como por exemplo casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que são lançados sobre a rede, causando o rompimento de cabos de energia e a destruição de postes, provocando o desabastecimento de energia.

Em virtude disso, a companhia de energia elétrica do Estado reforça medidas para conter impacto na linha de distribuição de energia. “As equipes da Energisa estão preparadas para fazer os atendimentos necessários nas regiões. No caso de aumento de demanda, nós temos um plano onde deslocamos equipes para um atendimento o mais rápido possível”, afirma Tony Franco, coordenador do Centro de Operação Integrado.

O coordenador ainda explica que durante um temporal, muita coisa pode acontecer. Chuvas e ventos fortes?derrubam árvores,?lançam objetos na linha elétrica e?provocam deslizamento de terras. Por conta de todos esses fatores, é fundamental tomar algumas medidas para garantir a sua segurança e evitar, também, perdas materiais.

“Ao perceber a aproximação de temporais, retire da tomada e desconecte os cabos ligados aos aparelhos eletrônicos. Evite contato com objetos metálicos que estejam ligados à eletricidade, como fogões e geladeiras. E ainda evite utilizar telefone com linha enquanto durar a tempestade. Também se afaste de tomadas, janelas e portas metálicas”, alerta Franco.

Abaixo confira mais dicas do coordenador do Centro de Operação Integrado, Tony Franco.
 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp