Guardar a roupa de cama, mesa e banho comemorativa requer cuidados.

Marcela - DFreire

Está chegando o Natal! E com ele, as toalhas, jogos de cama e demais peças de enxoval que são decorativas tomam conta da casa. Com o intuito de manter as peças sempre novas e conservadas para a utilização nessa época do ano, a especialista em cuidados têxteis, Marinês Cassiano, compartilhou com o DT  algumas dicas para evitar mofos, amarelados e manchas nas peças.

Confira as dicas da especialista:

1. Guardar as peças em locais apropriados para armazenamento

Para melhor armazenamento e cuidado, é importante planejar como vai guardar as peças do enxoval da mesma maneira que é feito com as roupas. Se o espaço permitir, vale o investimento em uma cômoda que seja capaz de acomodar jogos de toalha e de cama. Já as peças volumosas, como cobertores e edredons, podem ser acomodadas em maleiros ou caixas.

2. Lavar tudo regularmente

Para eliminar as impurezas, é importante que todas as peças sejam lavadas com regularidade. O ideal é lavar utilizando produtos específicos encontrados em uma lavanderia especializada, como a 5àsec, seguindo sempre as orientações do fabricante do produto.

3. Invista em embalagens especiais para o armazenamento

Como as peças ficam guardadas por muitos meses, é indicado utilizar embalagens próprias para esse tipo de armazenamento. Os sacos à vácuo ajudam na conservação e aumentam o espaço útil dentro de malas e de armários. Eles são mais apropriados para as roupas de cama que são pouco volumosas. Outra sugestão é utilizar sacos TNT, que igualmente as embalagens à vácuo protegem contra umidade e poeira que podem estar rondando o local onde você guarda o enxoval de Natal.

4. Troque as peças aos poucos

Por maior que seja o cuidado com enxoval de Natal, eventualmente será necessário substituir uma ou outra peça. Uma forma interessante de fazer isso é trocar cada conjunto aos poucos, de forma que seja possível avaliar as necessidades e o quanto cada uma das peças são usadas. Essa troca também ajuda a renovar o visual da casa e sair da repetição em todos os anos.

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp