No Estado do Tocantins, foram 5.556 casos da doença desde o início de dezembro, ocasionando caso de epidemia

Da Redação

Foi divulgado nesta semana, pela da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), novos dados que alertam para expansão nos casos de dengue no Brasil em 2022. O Tocantins está entre os estados com alerta.

As informações do InfoDengue, sistema de armazenamento dos dados das instituições, mostram que a região Sul do país será a principal área de atenção neste ano, seguido por estados da região centro-oeste e norte do Brasil.

Segundo o que indica a plataforma, o estado mais crítico é Santa Catarina, que do início dezembro até a segunda semana de janeiro deste ano, registrou 1.288 casos de dengue. Duas cidades do estado estão classificadas com epidemia da doença: a capital Florianópolis, e Joinville, cidade da região metropolitana com o maior PIB do estado.

“Surtos importantes de dengue ocorreram na região de Londrina/PR, Sengés/PR e Joinville/SC, no ano passado e anos anteriores, que podem indicar adaptação do vetor e alterações climáticas, tema que precisa ser mais bem investigado. ”, explica a Fundação.

A Fiocruz aponta ainda que além do Sul do país, atualmente, outros três estados e o Distrito federal têm regiões em situação de atenção por conta da alta incidência para a doença. São elas: o noroeste de São Paulo/SP, região entre Goiânia/GO e Palmas/TO, passando pelo Distrito Federal/ DF. 

O estado de São Paulo, nos últimos 45 dias, registrou 12.786 casos de dengue, e tem cinco cidades em situação de epidemia para a doença, o estado com maior número de municípios neste quadro. Segundo a Fiocruz, em 2021, o estado de São Paulo também teve atividade aumentada de dengue, na região noroeste, capital e baixada santista.

No Estado do Tocantins, foram 5.556 casos da doença desde o início de dezembro, e o estado possui duas cidades em situação de epidemia para a doença. O Distrito Federal registrou 2.701 casos de dengue, 18 casos de Chikungunya, 4 casos de zika, e está em estado de atenção para essas doenças.

Os períodos chuvosos juntamente ao calor são favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. Segundo a coordenadora do InfoDengue, Claudia Codeço, é importante fomentar projetos de pesquisa na área de entomologia para estudar as mudanças de comportamento do Aedes aegypti.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp