O objetivo é compreender como o embate pode afetar o movimento de um asteroide, e analisar o uso da tecnologia para proteger o planeta.

Da Redação

Uma nave espacial da NASA que vai colidir deliberadamente com um asteroide está a aproximar-se do seu alvo. Segundo a CNN, a missão DART, ou o Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, terá um encontro com o rochedo espacial na próxima segunda-feira, 26, depois de ter sido lançado há 10 meses.

A nave vai embater na lua de um asteroide para ver como afeta o movimento de um asteroide no espaço. Uma transmissão em direto de imagens captadas pela nave espacial estará disponível no site da NASA a partir das 21:30 (GMT) desse dia. Espera-se que o impacto ocorra por volta das 23:14.

A missão será a primeira demonstração em larga escala da tecnologia de desvio que pode proteger o planeta. "Pela primeira vez, vamos alterar de forma mensurável a órbita de um corpo celeste no universo", afirma Robert Braun, chefe do Setor de Exploração Espacial do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Objetos próximos da Terra são asteroides e cometas com órbitas que os colocam a menos de 48,3 milhões de quilómetros da Terra. Detectar a ameaça de objetos próximos da Terra, ou NEO, que podem causar danos graves é um foco primário da NASA e de outras organizações espaciais em todo o mundo.


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp