Médico oncologista aponta que ações são intensificadas no Outubro Rosa, mas devem ocorrer durante todo o ano

Da Redação

Informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), só em 2021 o estado teve 312 novos casos no Tocantins, sendo 192 de mama e 120 de colo do útero. Os dados foram compilados a partir do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS) do Ministério da Saúde (MS).

Em 2022 foram registrados 105 novos casos, sendo 79 de mama e 26 de colo de útero.  Os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o Tocantins tem uma taxa estimada de 289,21 casos para cada 100 mil mulheres.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por 25% dos casos novos a cada ano.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) mostram que em todo o Estado foram realizados entre os anos de 2021, 7.573 exames de mamografia e 32.983 exames de citologia. Neste ano (janeiro-julho), foram feitos 4.939 exames de mamografia e 25.030 exames de citologia para diagnóstico de câncer de mama e colo do útero.

Continuidade do "Outubro Rosa"

O médico oncologista e coordenador médico da Unacon/TO, Lucas Guglielmi, as ações da campanha devem ter efeito durante todo o ano. “É importantíssimo falar sobre o câncer de mama, especialmente neste mês da campanha "Outubro Rosa". O ideal era que todo mês fosse um mês que se debatesse sobre a prevenção, e que divulgasse informações sobre o câncer de mama, tamanha magnitude da doença que representa no nosso Brasil“, comenta o especialista. 

O médico aponta que as ações devem contar com o apelo feminino, mas em contrapartida, também pelos homens. “Não é só porque câncer de mama também pode acontecer em homem mas principalmente por eles saberem orientar as mulheres eles saberem amparar que eventualmente serão diagnosticados com câncer de mama, né? O apoio do marido, do amigo, do namorado, e do pai, é sempre muito importante para o diagnóstico dessa mulher”

O especialista explica que os principais sintomas e sinais do câncer de mama então é pela palpação de uma modulação, um caroço na mama ou na axila, uma alteração na coloração da mama e a saída de secreção pelo mamilo.

“Então como a gente fala muito em diagnóstico precoce é importante que as mulheres conheçam o seu corpo para diante de qualquer alteração, buscar ajuda né. Não esperar pelo outubro rosa, é independente do mês do ano que tiver e quanto antes o diagnóstico melhora a chance de cura”, finaliza o especialista.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp