Se não tratada adequadamente, a gengivite pode evoluir para problemas bucais mais sérios. Veja como prevenir a doença.

Beatriz Oeiras

Nossa busca por um sorriso brilhante e saudável muitas vezes nos leva a ignorar um pequeno, mas poderoso detalhe: nossas gengivas. Elas são a primeira linha de defesa contra as bactérias indesejadas que tentam invadir nossa boca. Quando essas defensoras são atacadas, a batalha é chamada de gengivite, e não é uma luta que você quer perder.

Conversamos com Allan Carvalho, cirurgião dentista, para obter informações essenciais sobre a gengivite, seus sintomas e como abordar essa condição de forma eficaz.

A gengivite é uma inflamação da gengiva que geralmente resulta da acumulação de placa bacteriana nos dentes. Essa placa é composta por bactérias que liberam toxinas prejudiciais aos tecidos da gengiva, levando à inflamação. Entre os principais sinais da gengivite, estão gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis, sangramento durante a escovação e o uso do fio dental, e sensação de dor ou desconforto na região das gengivas.

Para muitos, a gengivite também traz um indesejado acompanhante: o mau hálito. De acordo com o dentista Allan Carvalho, "a gengivite pode ser identificada por sintomas como a vermelhidão das gengivas, aumento do volume, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental, bem como mau hálito. Se o paciente notar essas características, é fundamental procurar um cirurgião dentista para orientação e tratamento adequados."

A gengivite é uma condição tratável e reversível, desde que seja identificada e tratada precocemente. Carvalho enfatiza a importância da colaboração do paciente no tratamento: "O paciente deve adotar uma higienização adequada, seguindo as orientações do profissional em relação à escovação, uso do fio dental e enxaguante bucal. O tratamento é um conjunto de fatores que envolve a remoção da placa bacteriana e a melhora da saúde das gengivas."

Deixar a gengivite sem tratamento pode resultar em complicações mais graves, como a periodontite, uma condição que envolve bolsas e pode afetar o osso que sustenta os dentes. Portanto, se você suspeitar de gengivite, não hesite em procurar ajuda profissional para orientações específicas de tratamento. A saúde bucal é fundamental, e o tratamento adequado da gengivite é um passo importante na preservação do seu sorriso e bem-estar geral.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp