Atualmente somente crianças e adolescentes de 6 a 17 anos podiam ser imunizados.

Assessoria de Comunicação

Nesta quarta-feira, 13, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante reunião em Brasília, autorizou, de forma unânime, a ampliação emergencial da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade. O imunizante é produzido pelo Instituto Butantan.

A Agência seguiu a recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.

Desde janeiro deste ano, somente crianças e adolescentes de 6 a 17 anos podiam ser imunizados. Com isso, a CoronaVac passa a ser a primeira autorizada para crianças de 3 e 4 anos no Brasil. A Pfizer já está disponível para menores de 6 anos.

Já está disponível? 

Até o momento não há prazo para o início da utilização do imunizante no plano nacional de vacinação. A decisão caberá ao Ministério da Saúde. 

Dados

Segundo a apresentação do Gerente-Geral de Produtos Biológicos, Gustavo Mendes, as pesquisas foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Butantan, além de entidades internacionais. Também foram levados em conta pareceres de sociedades médicas e das áreas de farmacovigilância e de avaliação de produtos biológicos da Anvisa. 

Mendes apresenta um dos estudos clínicos, feito no Chile, onde 55% da imunização com a CoronaVac foram efetivos. Além disso, as crianças que participaram dos estudos clínicos apresentaram maior número de anticorpos e menos reações à vacina em relação aos adultos. 

Outros dados apresentados durante a reunião, também revelam que as reações graves após a imunização foram consideradas raras e raríssimas. A conclusão foi obtida após análise de 103 milhões de doses aplicadas no Brasil. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp