Para essa semana o predomínio é de céu com poucas nuvens e sem chuva para grande parte do Estado

Da redação

No Estado do Tocantins o clima que predomina é o tropical, este apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. A estação seca, que ocorre de maio a outubro, acende alerta de pouca umidade e a redução de chuvas em todo o Estado do Tocantins. 

Conforme explica o meteorologista do INMET, Heráclio de Araújo, esse panorama “se deve a atuação de massa de ar quente e seca que, além de reduzir a nebulosidade e as chances de chuvas, também deixa a umidade baixa. A segunda metade do outono e o inverno é o período em que essas massa de ar seca atuam com mais frequência”, explica.

Com a estação bem definida neste mês de junho, o meteorologista ainda explica que as chuvas ficam restritas somente aos Estados do Pará, Amapá, Roraima e norte do Amazonas. “Nas demais áreas, incluindo o TO, as chuvas são mais escassas nesse período”.

Previsão

Para essa semana o predomínio é de céu com poucas nuvens e sem chuva para grande parte do Estado, confira:

Em Araguaína, TO, região norte do Estado, a previsão para esta segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, é de céu ensolarado com muitas nuvens. A temperatura mínima será 22° C e a máxima 34°C. Quarta-feira, 22 e quinta-feira, 23, o município terá muitas nuvens, mas sem possibilidade de chuva na região. A mínima gira em torno dos 21°C e a máxima 34°C.

Em Colinas do Tocantins, para esta segunda, a mínima será de 23°C e a máxima 34°C, sem possibilidade de chuvas isoladas. Na terça, 21, e quinta, 22, segundo o Inmet, a previsão é que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 70%. 

Nesta segunda os termômetros da Capital, Palmas, registram a mínima de 19°C e a máxima 25°C. Para todos os dias da semana o céu permanece ensolarado e sem possibilidade de chuva. A umidade relativa do ar gira em torno de 25% a 80%. 

Na região sul do estado, o município de Gurupi apresenta uma mínima de 19°C e máxima 34°C nesta segunda. Na terça e quarta, o céu permanece com poucas nuvens e sem possibilidade de chuva. A temperatura mínima para a semana é de 22°C e máxima de 35°C.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp