Experiência aplicada à área de estudo confere diferencial a estudantes participantes do programa de estágio do IEL.

IEL

A ausência de vícios e o entusiasmo para aprender e desenvolver coisas novas presentes em grande parte de estudantes participantes do Programa de Estágio Supervisionado do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) têm aberto portas para o aproveitamento e efetivação destes profissionais no quadro das empresas contratantes. Com o auxílio de um supervisor, o programa insere, há mais de 20 anos no Tocantins, estudantes no mercado de trabalho para o aprendizado prático de conteúdos de sua área de estudo.

Para isso, o IEL atua como interlocutor entre o estudante, empresas concedentes (empresas e instituições, profissionais liberais, órgãos públicos) e centros de conhecimento (instituições de ensino de nível médio, técnico ou superior). A experiência dentro das empresas tem como objetivo antecipar os desafios que o jovem encontrará no mundo do trabalho e ajudar no amadurecimento técnico e comportamental, servindo como um impulso para o início da vida profissional.

Após estagiar dois anos no SENAI Tocantins, a então recém formada no curso de Jornalismo, Andreia Fernandes, aproveitou os contatos e aprendizado do período para “construir conexões, conhecer pessoas e trabalhar com profissionais experientes que lhe ensinaram direta e indiretamente”. A experiência rendeu indicações e oportunidades como a de ingressar no setor de comunicação da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), onde conquistou seu espaço e, após adquirir a experiência necessária, atualmente trabalha como Assessora de Comunicação. “Aprendi muito, desenvolvi habilidades, cresci profissionalmente e, principalmente, foi a partir dessa experiência de estágio que consegui entender que área eu queria seguir na carreira profissional”, relata.

A assessora de comunicação ainda destaca a contribuição que o networking possibilitado por meio do programa de estágio do IEL teve em sua carreira. “Após o estágio, meu primeiro emprego foi por uma indicação da minha chefia no estágio. Os empregos seguintes sempre pedem referência e o estágio por meio do IEL, continua sendo uma delas. Sou muito grata pela oportunidade que tive por meio do IEL e com certeza tudo que aprendi faz toda a diferença no mercado de trabalho”, afirma.

Em um mercado que não consegue absorver o total de estagiários em seu quadro efetivo, a coordenadora de Estágio do IEL, Nair Martins, reforça alguns comportamentos para quem quer se diferenciar e conseguir a tão desejada contratação. “O estudante que deseja se preparar realmente para enfrentar os desafios profissionais deve agarrar essa chance se apresentando proativo, criativo e responsável. As atividades técnicas serão sempre orientadas e ensinadas por um supervisor na fase de estágio, porém essas características são primordiais para o estudante ter um futuro profissional promissor e uma carreira de sucesso”.

“O IEL atinge seu propósito quando o estudante, após realizar o período de estágio na empresa, é contratado por desempenhar bem suas atividades. As empresas têm muito a ganhar em produtividade e inovação, por acreditar no potencial dos jovens talentos e auxiliá-los nesse processo de desenvolvimento profissional”, analisa o Superintendente do IEL/TO, Charles Alberto Elias.

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp