As repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos estão prestando toda a assistência consular cabível aos cidadãos

Da Redação

Está prevista para a próxima sexta-feira, 21, a chegada em Belo Horizonte (MG), de um voo fretado pelo governo dos Estados Unidos, com 106 cidadãos brasileiros deportados daquele país. O processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos. 

O governo brasileiro assegurou por meio de nota ao Jornal Diário Tocantinense foi notificado do voo e acompanha os desdobramentos, com vistas a assegurar que aos cidadãos brasileiros deportados seja estendido tratamento digno.

“Os nacionais que retornam ao Brasil neste voo se encontram detidos, com ordem definitiva de deportação contra si, portanto sem perspectiva de recuperarem a liberdade nos Estados Unidos. Em sua maioria, estão longe de familiares”, diz trecho da nota do Itamaraty a redação do Diário Tocantinense.

Segundo ainda o Itamaraty a realização do voo tem como objetivo primário reduzir, para esses cidadãos, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos, em particular no atual contexto da pandemia da COVID-19.

As repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos estariam prestando toda a assistência consular cabível aos cidadãos brasileiros ainda detidos naquele país.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp