Veja o que diz a Bramon, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

Da Redação

Imagens de um rastro de luz cortando o céu no estado do Pará e Maranhão, viralizaram nas redes sociais na noite de terça-feira, 09. O fenômeno luminoso surpreendeu os moradores. Um outro evento foi registrado pelas câmeras do Clima ao Vivo em Parauapebas-Pará, o vídeo pode ser visto completo das duas imagens nos vídeos abaixo.

Segundo Marcelo Zurita, de João Pessoa, na Paraíba, atualmente presidente da Associação Paraibana de Astronomia, coordenador técnico da BRAMON, o rastro de luz pode ter ocorrido por um motivo - por um asteroide.

"O fenômeno que nós observamos no último dia 09 no Maranhão e em parte do Pará foi provavelmente o impacto de um pequeno asteroide com a nossa atmosfera. De acordo com os dados analisados pela Bramon, o objeto tinha o tamanho de uma lavadora de roupa e atingiu nossa atmosfera sobre o estado do Maranhão percorrendo uma trajetória de sudoeste para nordeste e explodindo sobre o oceano, deixando provavelmente alguns fragmentos dessa rocha espacial no fundo do mar", explica Zurita. 

O especialista afirma que as aparições de pequenos meteoros é comum, mas que esse em especial, brilhoso, raro. "Todas as noites registramos centenas de meteoros nessas câmeras que temos espalhadas pelo país, agora tão luminoso quanto esse que foi visto no Maranhão, aí não é toda noite que a gente vê. Talvez um ou dois a cada ano. Desde 2019 a Bramon em parceria com o Clima ao Vivo, que é uma empresa que mantém câmeras também apontadas pro céu, mas para monitoramento do tempo e do clima, permitiu que a gente tivesse uma quantidade e uma qualidade maior do registro da passagem desses meteoros pelos céus do Brasil". 


Veja abaixo a explicação completa de Zurita. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp