Os alinhamentos planetários são relativamente frequentes

Da redação

Os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão em alinhamento desde o dia 18, mas no fim de abril poderemos observar algumas conjunções incríveis. Basta olhar para o céu em direção ao leste ao longo das próximas madrugadas para encontrar os astros se aproximando gradualmente, até as conjunções acontecerem. 

De acordo com o professor de física do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Clóvis Bianchini, os alinhamentos planetários são relativamente frequentes, mas este, pela quantidade de planetas no mesmo fenômeno, é raro.

“Esse alinhamento que está visível ontem, hoje, até o finalzinho de abril, acontece porque os planetas giram em torno do sol em tempos diferentes. Chamados de períodos diferentes em torno do sol, e fatalmente vai chegar uma hora que vai dar certo de alguns planetas estarem coincidindo numa mesma linha. Uma coincidência rara, inclusive pela quantidade de planetas que vai aparecer” 

O fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de se utilizar um telescópio. Para tornar o acontecimento mais especial, o alinhamento deste ano tem um bônus: a lua também se alinhará aos planetas. Nas últimas décadas, houve apenas três outros alinhamentos similares - em 2020, 2016 e 2005. 

Segundo o site americano IFL Science, Vênus será o mais brilhante de todos os quatro planetas, e possivelmente o ponto mais brilhante do céu com sua luz branca. Júpiter será o segundo mais brilhante, também na cor branca. Marte aparecerá com um brilho laranja ou avermelhado, diferente dos demais. Por fim, Saturno brilhará menos que os outros três, devido à sua distância maior, mas ainda assim estará visível como um ponto branco constante.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp