Orientações alertam para prevenção de acidentes com fogos de artifício, trânsito, sobrecarga de pontos de luz e ligações temporárias de energia Orientações alertam para prevenção de acidentes com fogos de artifício, trânsito, sobrecarga de pontos de luz e ligações temporárias de energia

Da Redação

Para encerrar o ano com chave de ouro é preciso ter muita atenção a fim de evitar acidentes e não estragar com a sua festa ou da sua família. Por isso, é importante a não fazer improvisos ou contar com a sorte, principalmente quando envolver na rede elétrica, mantendo distância de fios de energia e a evitar soltar fogos de artifício em direção a postes e fiações, para que as festas aconteçam com segurança.

Entre outras orientações, se destacam as seguintes: evitar uso excessivo de extensões, benjamins, adaptadores e principalmente o uso de fios desencapados; não realizar ligações temporárias de forma inadequada; e nunca manusear equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som, freezers ou geladeiras, com os pés descalços e com o corpo molhado, principalmente quando estiver próximo à piscina, lagos, rios ou se estiver chovendo.

“Com eletricidade não se brinca. O risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande. Por isso, reforçarmos a orientação de que qualquer serviço elétrico deve ser executado por profissionais habilitados”, ressalta a coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.

Além disso, na virada do ano, os fogos de artifício só podem ser soltos longe da rede elétrica. “Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais”, alerta a coordenadora.

Nas ruas

Até o mês de novembro, a Energisa registrou 614 abalroamentos de postes no Tocantins, causando prejuízo tanto para os motoristas envolvidos quanto para clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta das colisões. Neste período de festas, o número pode crescer e, por isso, a Energisa também reforça o alerta quanto aos acidentes de trânsito que envolvam postes.

Pressa, uso de celular e bebida alcoólica são alguns dos fatores que podem contribuir para uma colisão contra poste. Porém, independente dos motivos, esses acidentes podem causar muito mais que danos materiais. “O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, reforça Luciana.

Mas, caso haja algum acidente envolvendo poste, a orientação é que os ocupantes permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora. Quem presenciou o acidente deve manter a distância do veículo e acionar o socorro imediatamente. “Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros para fazer o socorro de maneira adequada”, finaliza a coordenadora.   

Preparação

Para melhor atender os clientes tocantinenses, a Energisa se preparou para manter o fornecimento de energia normalmente no período das festas de final de ano. Além de manter equipes de plantão e sobreaviso nas datas comemorativas, a empresa não realiza desligamentos programados para manutenção das redes, executando, apenas as ocorrências emergenciais. E, sempre que possível, os serviços realizados são feitos com a rede ligada e por profissionais altamente preparados para essas situações.

A empresa reforça que, em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade contate por meio do telefone 0800 721 3330 ou um dos canais a seguir:

   

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp