O novo modelo segue sendo questionado, ainda mais depois do time campeão não sair em primeiro lugar.

Da Redação

Nesta quinta-feira, 22, a FIFA divulgou a primeira edição do ranking mundial após a Copa do Mundo. Os dados surpreenderam ao trazer o Brasil ainda como líder, à frente da Argentina, que levou o título mundial no Catar, e da França, vice-campeã. 

Criticada por muitos, a lista traz as pontuações de cada time durante a copa. O novo modelo segue sendo questionado, ainda mais depois do time campeão não sair em primeiro lugar. 

Mas como funciona? 

Isso acontece porque o novo modelo de cálculo do ranking da Fifa é baseado no método Elo de cálculo, criado originalmente para medir a força relativa entre jogadores de xadrez e usado em classificações de outros esportes há algumas décadas. Nesta edição o modelo foi adaptado com o algoritmo "SUM", desenvolvido especificamente para as particularidades do futebol.

Via de regra, adiciona ou subtrai pontos de acordo com os resultados das seleções nos jogos do período, em vez de fazer a média deles como na versão anterior do ranking. São levados em conta parcialmente a situação dos oponentes na classificação e a expectativa lógica de que as equipes com melhores posições devem levar a melhor sobre as que estão mais abaixo.

Algoritimo

A fórmula do algoritmo SUM, em inglês, é a seguinte:

P = Pbefore + I * (W – We)

Pbefore: Pontos antes do jogo

I: Importância do jogo

W: resultado do jogo

We: resultado esperado do jogo

A pontuação pela importância do jogo é determinada da seguinte maneira:

I= 5 pontos - Amistosos que não são na Data Fifa

I= 10 pontos - Amistosos na Data Fifa

I= 15 pontos - Jogos da fase de grupos da Liga das Nações

I= 25 pontos - Play-offs e jogos finais da Liga das Nações

I= 25 pontos - Jogos de eliminatórias de torneios continentais e Copa do Mundo

I= 35 pontos - Jogos de torneios continentais até as quartas de final

I= 40 pontos - Jogos a partir das quartas de final de torneios continentais e todos da Copa das Confederações

I= 50 pontos - Jogos da Copa do Mundo até as quartas de final

I= 60 pontos - Jogos da Copa do Mundo a partir das quartas de final

A pontuação pelo resultado do jogo é dado da seguinte maneira:

Vitória = 1 ponto

Empate = 0,5 pontos

Derrota = Nenhum ponto

A pontuação pelo resultado esperado do jogo é dado da seguinte maneira:

1 / (10 elevado a -dr/600 + 1)

dr = diferença nas classificações do ranking das duas equipes (Pbefore da seleção A - Pbefore da seleção B)

Exemplo de aplicação da fórmula

Seleção A tem 1300 pontos antes do jogo e ganha na eliminatória de torneio continental contra a seleção B que tem 1500 pontos.

Para a seleção A, é: P = 1300 + 25 * (1- (1 / 10 elevado a -(1300-1500)/600 + 1)

Para a seleção B, é: P = 1500 + 25 * (0- (1 / 10 elevado a -(1500-1300)/600 + 1)

Então, a seleção A soma 17 pontos e fica com 1.317 depois do jogo. A seleção B perde a mesma quantidade e passa a ter 1.483.

Condições adicionais

Algumas situações específicas do futebol são consideradas pelo novo algoritmo SUM.

Disputa de pênaltis

Em jogos decididos assim, a pontuação do resultado muda. É dada a soma de empate para a seleção perdedora e "meia vitória" para a vencedora:

W do derrotado = 0,5 ponto (em vez de nenhum)

W do vencedor = 0,75 ponto (em vez de 1,5 ponto)

Mata-mata

Para os jogos de mata-mata de torneios o total de pontos de seleções que avançaram para fases são atribuídos pontos negativos por terem sido derrotados no tempo normal/prorrogação ou até ganhando na disputa de pênaltis contra adversário pior classificado não perdem pontos:

Então, se (W – We) < 0, logo P = Pbefore

 

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