Medida visa manter empregos e evitar aglomerações nas empresas e no transporte público no estado do Tocantins

Da Redação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou na tarde desta última terça-feira, 9, reunião do Comitê de Crise para discutir a evolução da Covid-19 no Tocantins, as medidas de distanciamento social e as demandas de representantes de entidades empresariais para construção de um plano de enfrentamento da pandemia, sem sacrificar a atividade econômica. O Comitê de Crise é formado por representantes do Executivo, Judiciário, Legislativo, forças de segurança e órgãos públicos do Estado.

 A proposta de flexibilização dos horários de funcionamento das atividades empresariais, no sentido de evitar as aglomerações no comércio, bem como, nos transportes públicos e instituições financeiras, foram bem recebidas pelos representantes das entidades que participaram da reunião. Eles entendem que as empresas já estão sendo bastante penalizadas e que as medidas de restrição de horários são equivocadas, uma vez que o limite do horário de funcionamento do comércio produz o efeito contrário, gerando mais aglomerações.

O presidente da Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pisoni, parabenizou pela iniciativa e destacou que a solução para o problema das aglomerações não é o fechamento do comércio. “Eu endosso essa proposta e não podemos baixar a guarda. Temos que evitar as aglomerações no comércio estendendo o horário de funcionamento nos estabelecimentos”, declarou.

O Governador afirmou que as propostas serão analisadas pelo Comitê o mais rápido possível para que seja dado um encaminhamento das medidas a serem adotadas. “Precisamos de uma definição rápida, para que seja tomada uma providência a ser adotada pelo Estado para fazer frente à pandemia e reduzir esse quadro atual de ocupação dos leitos de UTIs e clínicos. Estamos abrindo mais leitos, mas isso não é suficiente. Não adianta somente um segmento fazer a sua parte e outros não colaborarem. Essa decisão deverá ser conjunta, esse é o caminho e queremos isso o mais rápido possível”, pontuou.

 Balanço

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou que o momento é delicado e informou que nesta terça-feira, 9, o Tocantins atingiu 445 pessoas internadas e cerca de 10% esperando leitos de UTI. Tollini destacou que o desafio no momento, é dar condição de internação para os que necessitam de leitos clínicos, e que recentemente foram instalados mais 52 leitos, sendo 9 em Porto Nacional, 20 em Araguaína, 14 em Paraíso do Tocantins, 9 em Gurupi.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, agradeceu ao governador pela instalação de UTIs em Porto Nacional, assegurou que o Legislativo está atuante e lembrou que é preciso que a população também faça a sua parte. “Tem que ter responsabilidade, caso contrário vamos instalar leitos a cada dia e não vamos resolver o problema”.

Comitê

O Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19 foi implantado pelo Governo do Tocantins e conta com a participação da Assembleia Legislativa (AL/TO); do Tribunal de Justiça (TJ/TO); do Ministério Público Estadual (MPE); da Defensoria Pública Estadual (DPE); da Polícia Federal (PF); da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB/TO), das Forças Armadas e de outras instituições. O objetivo é a união de forças entre os Poderes do Estado e órgãos institucionais com vistas ao enfrentamento da pandemia provocada pela nova corona vírus. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp