A situação é de alerta e de emergência, mas Fernandes buscou tranquilizar a população

Da Redação

O Diário Oficial desta segunda-feira, 27 trouxe à tona uma situação de emergência do Município de Miracema  em decorrência do aumento das chuvas e a consequente elevação dos níveis dos rios próximos à região.

Por meio de um vídeo, a atual prefeita do município, Camila Fernandes (MDB), afirmou que apesar do alto risco de enchente na região, não há forma de colapso na usina hidrelétrica de Lajeado. A situação é de alerta e de emergência, mas Fernandes buscou tranquilizar a população. 

“Diante deste cenário que estamos vivendo, do aumento da chuva, trazendo transtorno e angústia à nossa cidade, quero deixar o apoio da prefeitura. Dizer à comunidade que fiquem tranquilos. Estamos em contato direto com a Defesa Civil e com a equipe técnica da Investco, os quais estão nos passando todas as medidas de segurança”, diz a Prefeita no vídeo. 

Tocantins - Estado de emergência 

O impacto das fortes chuvas não tem afetado somente Miracema, municípios na região norte e sul do estado estão entre as preocupações do Governador interino, Wanderlei Barbosa. 

Nesta segunda-feira, 27, o Governador por meio da assessoria levantou uma nota onde determina imediato atendimento aos municípios atingidos pelas chuvas e cheias no Tocantins. 

Nota

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, passou a tarde e princípio da noite desta segunda-feira, 27, conversando com prefeitos de cidades atingidas pelas cheias causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e designando ações para minimizar o impacto sobre a vida das populações atingidas.

As chuvas que caíram fortes sobre o Tocantins durante os últimos dias, a exemplo de grande parte do Brasil, impactou diversos municípios no Estado. Na tarde desta segunda-feira, 27, o governador Wanderlei Barbosa conversou com os prefeitos de Peixe, de Paranã e de Miracema do Tocantins, que estão entre os municípios atingidos. Como resposta imediata, o Governador determinou à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) que designasse cestas básicas para atendimento das famílias necessitadas de alimentos, além de agir em parceria com os municípios para levantamento de outras necessidades urgentes.

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins também foi acionado e já enviou, ainda nesta segunda-feira, equipes para os municípios de Paranã e Miracema, onde estão atuando, junto às Defesas Civis municipais, no atendimento imediato de socorro, resgate e levantamento das situações risco e perigo.

O governador Wanderlei Barbosa determinou ainda que a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) acompanhe de perto os impactos das chuvas e cheias nos municípios e atue para que os danos à infraestrutura de estradas sejam reparados com agilidade, de forma a minimizar os problemas de escoamento de gêneros de primeira necessidade, como alimentos, e de transporte da população.

Além dessas medidas imediatas nestas cidades, todos os demais municípios atingidos serão acompanhados e atendidos pelo Governo Estadual. A partir desta terça-feira, 28, equipes do Corpo de Bombeiros irão se deslocar para os municípios mais ao norte do Estado, de forma a atender àqueles municípios.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp