Governo do Tocantins busca consolidar a Temporada de Praia do Tocantins como importante destino turístico do mês de julho no país

Da Redação

Foi lançado nesta terça-feira, 13, durante solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, a programação oficial da Temporada de Praia 2023. O evento contou com a presença de prefeitos, deputados e secretários de Estado, além de outras autoridades.

Segundo o chefe do poder executivo, Wanderlei Barbosa, o ano de 2023 terá uma grande temporada de praia em todo o estado do Tocantins. “Este ano iremos ter uma intensa Temporada de Praia. Nós temos um estado rico em turismo a ser explorado em diversos cantos do Tocantins. Os municípios podem contar com a gente para a realização de uma boa temporada de praia, trazendo alegria para o povo do nosso Estado”, ressaltou Barbosa. 

Ao todo 42 municípios serão contemplados pelo Governo do Tocantins para receber a transferência de recursos para implantar infraestrutura padrão nas praias conforme sua categoria (A, B, C e D). Conforme o governo, haverá capacitação e qualificação dos prestadores de serviços, além da identificação do perfil dos turistas. 

Autoridades presentes 

A solenidade contou com a presença de prefeitos que representam as regiões do Cantão, Serra Gerais, Ilha do Bananal, Jalapão, Bico do Papagaio, Serras e Lagos e Vale dos Grandes Rios para realizar a assinatura dos Termos de Adesão dos municípios da Temporada de Praia 2023. 

Na ocasião, o prefeito de Araguacema, Marcus Vinicius, relatou que a ajuda do Governo do Tocantins é primordial para a realização da programação de férias no município. “A temporada de praia para nós é muito importante, principalmente para o fortalecimento da economia local. Essa ajuda do Estado é de suma importância, pois somos municípios pequenos, e apesar de termos nossas belezas naturais, tudo demanda de muito recurso para conseguir estruturar. A gente, sozinho, não dá conta, então essa parceria do Governo do Tocantins nos possibilita montar toda estrutura de praia”, pontuou. 

Para a prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, satisfação em estar presente no evento e ser um dos municípios contemplados com a parceria do Governo do Tocantins é muito boa. “Eu estou muito feliz em saber que o nosso governador está fazendo essa parceria conosco e com todas as cidades que têm temporada de praia. Para mim é uma alegria imensa, já que há três anos que não temos e iremos retornar esse ano. A nossa população e, principalmente, os jovens, estão todos ansiosos por essa temporada de praia”, destacou.

Durante a cerimônia foi realizada uma palestra com a temática:  O turismo como indutor do desenvolvimento econômico municipal, ministrada pelo turismólogo Maicon Dimbarre. A Secretaria de Turismo também apresentou toda campanha com o material de divulgação que será utilizado no decorrer da temporada de 2023.