As companheiras e familiares dos presos, cobram mudança do decreto

Da Redação

Um grupo de mulheres parentes de detentos, que cumpre pena no Casa de Prisão Providória, no município de Araguaína, região norte do estado, fizeram um protesto na frente da unidade. Elas afirmam que desde o início da pandemia da nova coronavírus, estariam suspensas as visitações em todas as prisões do Tocantins. 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretária de Estado da Cidadania e Justiça (SECIJU), suspenderam as visitas presenciais desde a operação Lockdown. 

As companheiras e familiares dos presos, cobram mudança do decreto. Elas alegam que desde março deste ano estariam proibidas de conversar pessoalmente, por telefone ou até mesmo por vídeo chamada. 

“Presos tem família. Queremos visitas presenciais é nosso direito”, afirmaram as mulheres que participavam do protesto em frente a Unidade. 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou por meio de nota que a população carcerária e os policiais penais estão sendo imunizados contra a covid-19 conforme Campanha Nacional de Imunização e em atendimento à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

Confira na íntegra a nota

NOTA À IMPRENSA
Data: 20 de setembro de 2021
Assunto: Esclarecimentos visitas presenciais nas Unidades Penais do Tocantins
 
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informa que a população carcerária e os policiais penais estão sendo imunizados contra a covid-19 conforme Campanha Nacional de Imunização e em atendimento à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

 Diante disso, a Seciju reitera que, previamente, está elaborando um novo protocolo de visitação, visto que ainda estamos em Pandemia do novo coronavírus, e tão logo toda a população carcerária esteja imunizada, as visitas sociais serão retomadas gradualmente.

A Pasta ressalta que todas as medidas de prevenção tomadas quanto a contenção da Covid-19 no âmbito do Sistema Penal do Tocantins se fizeram necessárias para preservação da saúde dos policiais penais, dos servidores do Sistema Penal, dos presos e das famílias, e assim evitar perdas de vidas e explica que as visitas seguem por meio de vídeo chamadas que podem ser agendadas diretamente na Unidade Penal.

(Atualizada ás 10h41)

- Divulgação

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp