Gustavo Gama é reeleito Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude do Brasil

O Conselho Nacional da Juventude, representa mais de 50 milhões de jovens Brasileiros é um órgão consultivo e autônomo

Da Redação

Em reunião ordinária do Conselho Nacional de Juventude, em Brasília-DF, Gustavo Gama foi reeleito Secretário Geral do Conselho Nacional de Juventude na tarde desta quinta-feira, 17 de dezembro.

O Conselho Nacional da Juventude, representa mais de 50 milhões de jovens Brasileiros é um órgão consultivo e autônomo da República Federativa do Brasil para temática da juventude, foi criado em 2005 pela Lei Federal 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional da Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e regulamentado pelo Decreto Federal 10.069 de 2019, reúne algumas das principais organizações juvenis do país, além da representação de Ministérios do Governo Federal. Entre as suas atribuições, está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes, organizações e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

Gustavo Gama foi o primeiro Tocantinense a ocupar o cargo de Secretário Geral e um dos principais e notórios nomes da política pública de juventude do País, uma grande aposta e com sua reeleição, garante ainda mais representatividade para o Tocantins nos debates nacionais.

No ano de 2020 diversos projetos chegaram ao Tocantins através da atuação do Secretário Geral, entre eles está a maior pesquisa na temática de juventude no país, que ouviu mais de 33 mil jovens, intitulada “Juventudes e a pandemia do coronavírus”, na modalidade local da pesquisa foi construído um diagnóstico da situação dos jovens Tocantinenses em meio da pandemia. Outro importante projeto foi o “Juventude Empreendedora” que capacitou mais de 10 mil jovens em todo o país, no Tocantins contou com a adesão de mais de 53 municípios e do Governo do Estado.

Gustavo Gama ainda atuou na manutenção dos convênios dos Espaços 4.0 no Tocantins, que são centros de capacitação profissional, coordenou o “Pacto pela Juventude” amplamente difundido no Tocantins que contou com a adesão de diversos candidatos a vereador e prefeito, se comprometendo com a política pública de juventude. Recentemente foi lançado no Tocantins com o apoio do Governo do Estado a campanha “Ela faz História” uma iniciativa da Aliança Empreendedora, Facebook e Conselho Nacional de Juventude, que visa capacitar mais de 2 mil mulheres no Estado Tocantins. Além da eleição do Secretário Gustavo Gama, o Diretor de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Tocantins foi reconduzido na Comissão de Políticas e Programas do Conselho Nacional de Juventude.(Assessoria de imprensa)