Médica formada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), advinda de escola pública, RAIA tem como proposta na sua primeira candidatura como deputada estadual a criação de um Hospital Escola do Tocantins.

Da Redação

A ideia é um hospital como campo universitário para todos os estudantes da área da Saúde, como Medicina e Enfermagem. "Como uma estudante que vivenciou a falta de um hospital universitário e campo de estágio, defendo uma lei estadual para a criação desse Hospital Escola do Tocantins, que tanto servirá para incentivo de aprendizado desses estudantes como de ampliação da oferta de atendimento em Saúde com qualidade e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população tocantinense", explica.

Casa de Parto Humanizado

Ainda no campo da Saúde, RAIA defende a criação de uma Casa de Parto Humanizado. "É uma proposta que já existe em outros estados do Brasil e que funciona muito bem, que tem o objetivo de atender a mulher de forma humanizada e integral", revelou.

Cultura

Além de médica, RAIA é artista e defende também a criação de uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura. "Através de incentivo fiscal seria possível trazer independência para os artistas locais comentarem projetos culturais", complementa ela, que possui ainda diversas outras frentes de propostas em campos como proteção ao meio ambiente, ativismo social, feminismo e em defesa das minorias.

Pauta ambiental

Conforme a médica, que é também artista e ativista, é necessário propor na Assembleia Legislativa do Tocantins Leis de impacto positivo no meio ambiente, com estímulo a: reciclagem, redução de emissão de gases estufa, responsabilidade climática, coleta seletiva, redução de resíduos.RAIA, como ecossocialista se compromete também em fortalecer a agroecologia, a política de preservação e restauração nos biomas.

Nesse sentido, a luta por fortalecer a agricultura familiar, os povos indígenas,conhecidos 'guardiões da floresta' ,povos quilombolas e ribeirinhos também é uma estratégia. "Estamos na Amazônia Legal, e vemos a fronteira agrícola avançar num modelo de monocultura, abuso de agrotóxicos e irresponsabilidade  socio-climática'.

Ela almeja pautar também a sustentabilidade e as bandeiras ecossocialistas como perspectiva para um Tocantins antenado com o futuro.

Combate às opressões

A luta em defesa das mulheres, negros,indígenas, PCDs, população LGBTQIA+ , populações periféricas é uma constante na vida  da candidata, que se compromete em combater toda forma de opressão.

"Minha perspectiva é anti-exploração, em defesa da equidade e justiça social. Ser esta candidata jovem, mulher, vinda de escola pública é me comprometer com minhas origens e de fato ser oposição na Assembleia", conclui.

Perfil

Gabriela Barboza Pereira, mais conhecida como Gabriela Raia ou, simplesmente, RAIA, é médica, artista, ativista e a única candidata mulher  a deputada estadual da Federação Rede Sustentabilidade -PSOL.

Trajetória política

Nascida no estado do Mato Grosso, radicada em Brasília e moradora de Palmas há mais de 10 anos, Gabriela RAIA iniciou cedo na política.

Aos 13 anos, quando era estudante de escola pública, participou do Movimento Passe Livre. Aos 17 anos filiou- se ao PSTU, e há 4 anos constrói a Resistência, corrente interna do Partido Socialismo e Liberdade.

Com 18 anos se mudou para o Tocantins após ser aprovada em segundo lugar geral no vestibular de Medicina da UFT. Durante o curso lutou pelos 10% do PIB para a educação, disputou em chapas de DCE na UFT e construiu como delegada à Assembleia Nacional de Estudantes -Livre.

Filha de costureira, e de pai administrador de empresas, RAIA conta que a paixão pela política veio de berço. Sua mãe, aos 17 anos, era filiada ao PT, mesmo no interior do Mato Grosso e já reivindicava o direito das mulheres.

LINK: https://youtu.be/6QWQKEScSfA

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp