O que é, como é feito, pra que serve e como que acontece.

Da Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, inicia na próxima segunda-feira, 1, a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Nos próximos três meses, mais de 183 mil recenseadores irão visitar cerca de 75 milhões de domicílios, nos 5.570 municípios do país. A estimativa é de que sejam contabilizadas cerca de 215 milhões de pessoas. 

No Tocantins, a estimativa é que mais de 500 mil domicílios sejam visitados por 1.374 recenseadores, nos 139 municípios. A coleta segue até o dia 31 de outubro. 

Para que serve?

O censo demográfico diz as condições de vida da população de todas as cidades e municípios de um país. No Brasil ele é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e as pessoas que trabalham nesta atividade, os recenseadores, fazem uma pesquisa passando de casa em casa para entender o que está acontecendo com a maioria das pessoas. Todos esses dados são disponibilizados ao final do censo. Informações muito pessoais não são divulgadas para ninguém.

O levantamento procura avaliar a evolução da população ao longo do tempo. Serve pra fornercer informações dobre o IDH (Índide de Desenvolvimento Humano), fluxos migratórios, crescimento e decréscimo da população, educação, saúde, qualidade de vida, renda, conhecimento da população por sexo, idade e leva em consideração a taxa de fecundidade, natalidade e mortalidade.

Qual a importância?

Os dados mudam ao longo dos anos, e é por isso que de dez em dez anos há a necessidade de coletar novas informações. Desse modo faz-se uma comparação com as pesquisas dos anos anteriores. O censo é a principal fonte de dados para entender a população brasileira e é totalmente essencial, pois interfere muito na política, em investimentos no setor privado, estudos e pesquisas científicas e em áreas educacionais, sociais e financeiras.

 

Para o levantamento deste ano o IBGE realiza em Palmas um evento oficial do Censo. O evento acontecerá na Praça dos Girassóis, em frente a Secretaria Estadual de Planejamento, na segunda-feira, 1, a partir das 8 horas. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp