"Não queremos mais ódio': ex-presidente de esquerda Lula prestes a voltar ao Brasil", destaca The Guardian.

Da Redação

Após o encerramento do período de votação em 69 países, os Jornais dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Argentina e Catar explicam a corrida presidencial no país e destacam a polarização entre os dois candidatos favoritos ao cargo: Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Segundo a imprensa estrangeira existe uma chance de o Brasil ter um presidente eleito ainda neste domingo e o receio de que, em caso de eventual derrota de Jair Bolsonaro, haja reação semelhante à de Donald Trump, quando não foi reeleito nos Estados Unidos.

A matéria publicada pelo The Guardian está descrita como: "Pesquisas colocam Lula à beira da vitória sobre Bolsonaro no Brasil". O jornal chega a mencionar que Lula terminou o seu governo com alta aprovação da população, mas que foi preso em 2018, apesar de ter sido solto e tido as condenações anuladas posteriormente. A reportagem traz o ponto de vista de ambientalistas, que falam da possibilidade de vitória de Lula.

Já Bolsonaro é descrito como um ex-militar famoso por admirar ditadores, como o general chileno Augusto Pinochet, e que há um temor sobre possíveis reações do presidente em caso de derrota na tentativa de reeleição.

"El País", da Espanha, e o "Al Jazeera", do Catar, também trazem o mesmo paralelo. 

O jornal "La Nación", da Argentina, destaca que a campanha deste ano foi a mais intensa e que também houve um crescimento na violência política.

Por fim o "NPR", dos Estados Unidos destaca os ataques à mídia durante o governo Bolsonaro e que há uma descrença de seu eleitorado nas pesquisas de intenção de voto, onde o seu adversário, Lula, está à frente. O jornal também aponta o medo de que Bolsonaro reaja com violência em caso de uma derrota.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp