O concurso permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático

Da Redação

Termina nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, o prazo de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como Enem dos Concursos. A seleção inaugurou um modelo inovador e já alcança marcas históricas, sendo a única do país a ultrapassar o número de dois milhões de inscritos.

"A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou"

Para se inscrever, a pessoa interessada deve acessar a página do Gov . Br. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

O concurso permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. A pessoa até pode trocar de bloco temático, se assim desejar, mas somente durante o período das inscrições. Será considerada válida apenas a última alteração realizada dentro do período.

Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada. Desta forma, o foco é na promoção da igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos.

A prova será realizada simultaneamente em 220 cidades do Brasil no dia cinco de maio. "Justamente por estarem há vários anos sem concurso, os ministérios tinham perdido a capacidade de fazer o concurso. E a gente começou a perceber que os concursos que abriram, às vezes, eram só em Brasília”, destacou Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

“Se eu fizer um concurso só em Brasília, eu não estou garantindo a diversidade do Brasil para entrar no serviço público brasileiro. Quanto maior a diversidade que a gente tiver, maior vai ser a capacidade de pensar boas políticas públicas", acrescentou a ministra.
 

PAGAMENTO — O prazo final para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) é o mesmo para todos: 16 de fevereiro. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R? 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R? 60. O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da GRU, que pode ser paga no banco, ou via PIX, com o respectivo QR Code.

“A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então vale o alerta ao pessoal que já se inscreveu e ainda não pagou", frisou Dweck. O aviso serve para candidatos que já realizaram a inscrição (mas que ainda não pagaram a taxa) e também para aqueles que receberam a negativa do pedido de isenção e precisam efetuar agora o pagamento da GRU.
 

FUTUROS CONCURSOS — Em outra ocasião, Esther Dweck pontuou que irá autorizar, ao longo da gestão, novos concursos para outros órgãos que não foram contemplados no CPNU. "Nessa primeira leva, a gente foi tentando priorizar áreas que estavam muito desfalcadas e que não tinham tido um concurso no período mais recente”, argumentou a ministra.

“A nossa ideia é que a gente consiga fazer um novo concurso unificado, juntando outras áreas. Então, teremos novamente, se tudo der certo, esse concurso unificado e a nossa expectativa é que seja de dois em dois anos", completou.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp