O documento foi protocolado pelo candidato a governador Irajá (PSD) e pelos advogados da coligação, nesta quinta-feira, 29.

Da Redação

A Coligação O Futuro é pra Já, formada por PSD, PRTB e Avante, apresentou na Justiça Eleitoral uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pedindo o afastamento e a inelegibilidade do candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice, Laurez Moreira (PDT). O documento foi protocolado pelo candidato a governador Irajá (PSD) e pelos advogados da coligação, nesta quinta-feira, 29.

Na ação de inelegibilidade com pedido de liminar, a coligação apresenta fatos e provas sobre abuso de poder econômico, argumentando a utilização dos serviços dos funcionários públicos efetivos, comissionados e temporários, durante o expediente normal. 

Num segundo fundamento, a AIJE aponta abuso de poder político pela utilização da Secretaria de Comunicação Social do estado e de seus servidores em prol da campanha eleitoral pela reeleição do atual governador, utilizando assim, dinheiro público, conforme demonstrativo anexado à ação, e uso indevido dos meios de comunicação, incluindo sites de notícias e páginas de influencers na internet.

Irajá disse, no momento em que protocolou a AIJE no TRE, que a denúncia “é o maior escândalo eleitoral vivido na história do Tocantins”, lembrando a contratação de 16 mil pessoas com contrato temporário pelo estado, para fazer campanha eleitoral. Ele esclareceu que “se os 16 mil contratos temporários fossem de médicos para colocar fim à fila de 4 mil pessoas que esperam por cirurgias eletivas, policiais ou para a Educação, que desde 2009 o governo não realiza concurso público, não estaria fazendo essa denúncia junto à justiça eleitoral”.

Irajá reforçou que está confiante na justiça eleitoral e pediu aos eleitores que fiquem atentos a esses erros como uma repetição de fatos passados que resultaram na cassação de governadores do Tocantins.

O espaço fica aberto para qualquer esclarecimento. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp