O deputado falou ao Diário Tocantinense sobre o cenário político da capital e que deve definir se será ou não candidato até o início do próximo ano.

Por: Auro Giuliano e Ricardo Almeida

Em meio as suas atribuições como parlamentar, o deputado estadual Júnior Geo (Pros), abriu as portas de seu gabinete, na última semana, para receber a redação do Diário Tocantinense. Em uma conversa um tanto informal, Geo se mostrou feliz por seu nome ser mencionado pela comunidade para concorrer à prefeitura de Palmas e aproveitou para dar uma pincelada no atual contexto político cidade, como também, fez uma breve avaliação da gestão Cinthia Ribeiro.

Palmas 2020?

Com seu bom humor característico, Junior Geo afirmou que a possibilidade de ser o nome do Pros para disputar o paço municipal existe. “A possibilidade existe, mas é algo que ainda não está concreto. Se vamos apoiar outro candidato, se vamos ter candidatura própria, através possivelmente de minha pessoa, é algo que está a ser definido”, explica.

Segundo o parlamentar, a decisão de sair ou não candidato nas próximas eleições municipais depende de um conjunto de fatores. “É uma decisão que vamos ter ela mais acertada entre o fim deste ano e o início do ano que vem”, pontua.

Sobre o contexto atual, na visão do eleitor, Geo avalia que a que a política em nível nacional está mudando. “A sociedade, ela busca hoje um nome que seja novo dentro do processo político e Palmas está aberta nesse sentido”, ressalta.

Cenário para 2020         

Sobre um possível cenário para as próximas eleições, Geo visualiza que de fato existiram dois candidatos, um apoiado pelo governo estado e a prefeita Cinthia Ribeiro, que tentara a reeleição. “Além desses dois candidatos temos uma gama de possíveis e pretensos candidatos. O Pros tem um nome que pode sair candidato assim como outros partidos”, avalia.

O deputado vai mais longe em previsões ao levantar a possibilidade das eleições em Palmas ir para o 2º turno. Uma possibilidade, segundo ele, visualizada por muitos. “Na possibilidade de haver um 2º turno, em função do eleitorado está crescente, a tendência é grande de todo mundo ter chance de disputar a eleição”, salienta.

No entanto, para Palmas ter possibilidade de ter 2º turno no próximo pleito, a cidade que registrou 185.254 eleitores em 2018, teria que ultrapassar os 200 mil em 2020. Para alcançar esse número, a cidade precisaria aumentar em 14.746 o número de eleitores. O crescimento, por exemplo, teria que ser maior do que nos últimos dois anos, que foi de 12.910 eleitores, sendo que em 2014, a capital registrou 172.244 eleitores aptos a votar.

Atual Gestão

Ao falar da atual gestão, Júnior Geo visualiza que Cinthia Ribeiro precisou, nos primeiros dias, conhecer a estrutura da prefeitura. “Ela precisou conhecer a estrutura com um grupo que estava atuando, pelo menos parte dele, que era do gestor anterior que pelo comentário que prefeita havia feito, não entregou de mãos abertas explicando passo a passo, como estava a prefeitura”, ressalta.

Cinthia Ribeiro assumiu a prefeitura em 2018, após então atual prefeito Carlos Amastha (PSB) renunciar para concorrer a eleição suplementar para governador do estado que ocorreu em junho do mesmo ano. O pleito foi vencido por Maulo Carlesse (DEM), que voltou a derrotar o ex-prefeito nas eleições realizadas em outubro do mesmo ano. 

Segundo Geo, a sua expectativa é que a prefeita desenvolva um bom trabalho. “As falhas existem, isso é fato, como existiria com qualquer um que fosse o prefeito. Espero que ela tenha uma boa gestão, que desenvolva um bom trabalho e que venham honrar os compromissos que estão sendo feitos com os servidores público e com a sociedade”.

O parlamentar disse ainda que esperar que a prefeita desenvolva um bom trabalho, esse feito não é para a gestão e sim para toda sociedade palmense. “É isso que espero como cidadão e acredito que toda a sociedade também", finaliza.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp