O projeto segue para aprovação da Assembleia Legislativa.

Ascom

O Hospital Universitário (HU) pretende com a mudança estender os serviços de saúde ofertados à população para média e alta complexidade, fortalecendo ainda a formação profissional, por meio do aumento do campo de estágio.

Durante a 302ª reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), realizada na quinta-feira (14), na sede da Superintendência do Ministério da Saúde, em Palmas (TO), foi deliberado e aprovado a alteração da lei de doação do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), situado em Araguaína (TO). A solicitação se faz necessária por conta da necessidade de ampliação do escopo de assistência, diante da demanda de saúde frente ao crescimento populacional para outras clínicas além das doenças tropicais, bem como atendimento do perfil de hospital escola. O projeto segue para aprovação da Assembleia Legislativa.

Para o superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, “com essa alteração da lei, poderemos ampliar e diversificar o perfil de atendimentos do HDT-UFT, ou seja, o Hospital vai deixar de ser especializado em doenças tropicais e vai passar a ser um hospital geral, ofertando um maior número de campos de estágios aos alunos de graduação e pós-graduação em medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, também teremos a permissão para a mudança do nome, o que é muito importante para toda a sociedade que passará a identificar o HDT como Hospital Universitário da UFNT, da Universidade Federal do Norte do Tocantins”.

“A alteração dessa lei de doação do HDT-UFT está voltada para uma perspectiva de destaque regional, proporcionando visibilidade e estabelecendo padrões de excelência na assistência à saúde e, especialmente, na formação dos profissionais de saúde, além do desenvolvimento pautado na sustentabilidade e responsabilidade com a gestão pública estadual”, disse a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Luiza Regina Dias Noleto.

Entre as mudanças, o HDT-UFT se propõe a realizar ações e serviços de saúde de média complexidade ambulatorial e alta complexidade hospitalar (consultas, exames – serviços de apoio ao diagnóstico – SADT), procedimentos, cirurgias e internações, em caráter eletivo e de urgência que vão além daqueles relacionados diretamente como atendimento das doenças infectocontagiosas nas especialidades de cardiologia clínica; cirurgia geral; dermatologia, ginecologia; hematologia; infectologia; pediatria clínica; psiquiatria; oftalmologia clínica e cirúrgica; clínica médica; nefrologia; neurologia clínica; urologia; gastroenterologia + hepatologia e pneumonologia.

Sobre o HU

O HDT-UFT é uma unidade federal sob a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que foi doado em 2013 por meio da Lei Complementar n° 87 de 02 de setembro de 2013, com a necessidade de construir um hospital de apoio ao curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins para formação de profissionais de Saúde do Estado.

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp