Em atenção ao "Maio Vermelho", campanha de conscientização sobre as hepatites, o especialista reforça a importância da detecção precoce.

Da Redação/Ascom Kiw

No grupo das doenças silenciosas, as hepatites preocupam não só por serem assintomáticas em vários casos, o que retarda o diagnóstico e o início do tratamento, mas também pela variedade de agentes causadores e formas de contágio.

O infectologista e consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Marcelo Cordeiro, alerta para a evolução da doença. “Muitos não sabem que estão acometidos pela enfermidade, descobrindo apenas quando se torna grave ou crônico. Nos casos mais avançados, pode se manifestar com febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, assim como urina mais escura e fezes claras”, pontua.

Em atenção ao “Maio Vermelho”, campanha de conscientização sobre as hepatites, o especialista reforça a importância da detecção precoce. “Independentemente da origem, identificar o agente causador é importante, principalmente para definir o tratamento a ser adotado, uma vez que, se não tratadas adequadamente, as inflamações no fígado podem levar a diversas complicações e até progredir para quadros mais graves, como cirrose hepática, ou câncer hepatocelular, a forma mais comum de tumor no fígado”, explica.

Entre as formas agudas e autolimitadas das hepatites virais estão os tipos A e E, que são transmitidos por via oral-fecal, pelo contato de uma pessoa doente para outra saudável, e por meio de alimentos ou água contaminados.

Já as outras B, C e D também podem causar quadros agudos, porém em alguns casos evoluem para formas crônicas, com o aumento da gravidade, podendo levar anos para se manifestar. Nesses casos, o contágio pode ocorrer de diferentes maneiras, como o sexo desprotegido (sem preservativo); o compartilhamento de objetos pessoais e perfurocortantes (agulhas, lâminas de barbear, seringas, alicates de unha, etc.), durante a gravidez (da mãe para o feto) e procedimentos invasivos, como colocação de piercings, tatuagens, brincos, transfusão de sangue, além de cirurgias e tratamentos odontológicos que não sigam as normas de biossegurança.

Segundo o especialista, descobrir a doença de maneira precoce é fundamental para garantir um bom tratamento, evitar complicações e aumentar as chances de cura. O diagnóstico das hepatites virais é geralmente realizado por meio de uma combinação de histórico clínico, exames laboratoriais e, em alguns casos, exames de imagem, devendo ser sempre conduzido por um profissional de saúde habilitado.

“A partir do histórico do paciente e a presença ou não de sintomas, poderá ser solicitado apenas um teste rápido para hepatite ou exames mais detalhados, como testes laboratoriais para avaliar o grau de comprometimento do fígado e detecção de marcadores específicos das hepatites virais”, detalha.

Sabin no Tocantins

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 13 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.

Referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp