O novo cenário serve como um termômetro das candidaturas

Da Redação

Em um ano caloroso e de grandes expectativas no meio Político, parlamentares de destaque do Tocantins, tiveram que mudar de legenda. Atualmente, o cenário é visto de fora como perigoso e pode ocasionar uma mudança significativa na renovação do parlamento, principalmente dentro da Assembleia Legislativa.

Desde 2018, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a troca de sigla só pode ser feita pelo parlamentar no término do mandato vigente. O que levou ao menos, 15 deputados estaduais do Tocantins aproveitaram a janela partidária e trocarem de partido, confira:

Luana Ribeiro e Olyntho Neto deixaram o PSDB recentemente após a comissão afirmar que não iria homologar candidatos detentores de mandato nas eleições deste ano, o que afeta diretamente os deputados em questão.

O deputado estadual, Eduardo do Dertins, se manteve no partido Cidadania. Atuante na vida política pelo quinto mandato de deputado estadual, o parlamentar  foi chefe da regional do Departamento de Estrutura e Rodagens do Tocantins (Dertins). Logo depois, assumiu a regional do órgão em Dianópolis. Em 2002, foi eleito deputado estadual, foi reeleito em 2006, 2010 e 2014. Foi presidente estadual do PPS.

O parlamentar se destaca pela sua atuação nas áreas de Infraestrutura, Educação, Cultura e Saúde Pública.

Outros quatro deputados federais e um senador mudaram a legenda. Vicentinho Júnior trocou o PL pelo PP; Tiago Dimas saiu do Solidariedade para o Podemos; Carlos Henrique Gaguim saiu do Republicanos e retornou ao União Brasil e Eli Borges que trocou o Solidariedade pelo PL. O senador Eduardo Gomes que deixou o MDB e filiou-se ao PL.

Com as mudanças, houve uma redução da base de apoio à reeleição do atual governador do estado, Wanderlei Barbosa, que antes contava com 21 deputados aliados. Mas, tiveram que se filiar em partidos de oposição que integram alianças de candidatos adversários.

O novo cenário serve como um termômetro das candidaturas, já que, por hora, indica qual a leitura do panorama eleitoral do Tocantins está em questão.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp