Dentre os itens vencidos foram identificados fórmulas alimentares, como Novasource, Infantrini, Pregomini e Aptamil.

Beatriz Oeiras

Na última terça-feira, 08, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em parceria com a Polícia Federal, realizou uma vistoria na Assistência Farmacêutica do Estado do Tocantins. Na ocasião foram encontrados estoques vencidos de medicamentos. 

Dentre os itens vencidos foram identificados fórmulas alimentares, como Novasource, Infantrini, Pregomini e Aptamil. São mais de 200 caixas com produtos cuja data de validade expirou entre agosto e dezembro de 2022. Há outras caixas com datas próximas à do vencimento.

Segundo a defensoria pública, a vistoria foi realizada após denúncias de pacientes que reclamaram da falta de acesso às fórmulas alimentares.

A data de validade dos medicamentos é crucial para garantir sua eficácia e segurança, e o uso de medicamentos vencidos podem causar graves problemas de saúde. Além disso, o armazenamento inadequado dos medicamentos pode afetar sua eficácia e segurança.

Providências

A DPE-TO, por meio do Nusa e CAS, afirmou que um relatório da vistoria está sendo feito e será encaminhado juntamente com um pedido sobre qual providência as autoridades competentes, entre elas, a Secretaria Estadual de Saúde, tomará quanto ao descarte dos produtos vencidos.

A Polícia Federal deve abrir um inquérito para apurar o caso.

Com informações da DPE-TO e de Elisângela Bergamo










 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp