Energisa realiza 250 ligações de sistema de energia solar em comunidades quilombolas, indígenas e rurais em 2023

Da Redação

Do segundo semestre de 2022 até novembro deste ano, 836 famílias tocantinenses foram beneficiadas com a instalação de sistemas de energia solar de forma gratuita. A ação, realizada pela Energisa Tocantins por meio do Governo Federal com o programa Mais Luz Para Amazônia, teve como público comunidades indígenas, quilombolas e em residências rurais do Tocantins. Em 2022, foram 586 beneficiados e mais 250 ligações do sistema de energia limpa este ano. E a previsão para 2024 é que mais 650 famílias sejam beneficiadas através do programa.

Dona Maria de Lurdes Martins Carvalho, do município de Paranã, recebeu o sistema em novembro deste ano e já está desfrutando do conforto que a energia elétrica possibilita. “Nunca imaginei que teria energia aqui. Quando a luz chegou, a primeira coisa que fiz foi ligar a geladeira. Agora, posso guardar a carne que trago da cidade e beber água gelada”, comenta. Além do sistema de geração de energia, as famílias foram beneficiadas com instalações elétricas internas e lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômica.

O sistema de energia solar foi a alternativa encontrada para levar energia elétrica onde não há viabilidade técnica para construção de rede convencional. O equipamento instalado na casa da dona Maria de Lurdes e dos demais beneficiados chama-se SIGFI - Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente. No estado do Tocantins, foram instalados equipamentos com três tipos de geração, definidos de acordo com a necessidade do cliente, que variam de 1.500 Wh/dia até 5.000 Wh/dia. 

“Essa energia gerada é convertida para a tensão necessária de uso nas residências através de um equipamento chamado de inversor solar. Nos momentos de geração, a energia é levada diretamente aos equipamentos que estiverem ligados como lâmpadas, geladeira e ventilador, por exemplo”, explica o engenheiro de distribuição da Energisa, Higor José Freire.

O equipamento é capaz, ainda, de armazenar em baterias a energia excedente para que possa ser utilizada nos períodos em que o sistema não estiver gerando energia como, por exemplo, à noite ou em dias nublados. “Para deixar as famílias preparadas, todos os beneficiados receberam uma cartilha sobre o programa e com dicas de consumo consciente, bem como informações básicas dos cuidados no período nublado ou chuvoso. Além disso, técnicos do projeto farão retornos semestrais para a limpeza das placas”, complementa o engenheiro.    

Cada equipamento é composto por baterias, armário, módulos fotovoltaicos, controlador de carga, inversor e estrutura de sustentação. Os módulos fotovoltaicos possuem a certificação do INMETRO de avaliação da conformidade e, para garantir a segurança dos beneficiários, todos os sistemas contêm sinalização de segurança. O sistema gera energia 100% limpa, sem danos ao meio ambiente.

Mais Luz para Amazônia

Programa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, o Mais Luz para Amazônia é executado pela Energisa nos estados do Tocantins, Acre, Mato Grosso e Rondônia, regiões onde a empresa atua e que fazem parte da Amazônia Legal. Ao todo, a Energisa empenhou R$ 2,4 milhões na execução do programa no estado, que incluiu a instalação de um sistema de geração de energia solar, lâmpadas de LED e tomadas.

...

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp