A "Operação Verão" em três dias já notificou 6 embarcações e fez duas apreensões por irregularidades.

Da Redação

Após reclamação de moradores da região de Couto Velho, sobre a diária travessia de pessoas para a praia da Gaivota, sem o uso devido de colete, o DT entrou em contato com a Marinha Brasil que afirmou ter intensificado ações de fiscalização no rio Araguaia, no município de Couto Magalhães. 

O órgão ainda contou que iniciou a ?Operação Verão? na última sexta-feira, 15, e já abordou 21 embarcações por irregularidades durante a travessia de pessoas. Como parte da Operação Verão 2022, foram intensificadas as ações no rio Araguaia, no município de Couto Magalhães, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, que dispõe de uma equipe de prontidão, desde o dia 15 de julho, na região. Como resultado, foram abordadas 21 embarcações, emitidas seis notificações e realizadas duas apreensões, até o momento.

As principais infrações cometidas pelos condutores destes tipos de transporte aquático, são: a invasão em áreas do banhista, a falta de habilitação do condutor do veículo náutico, a ausência de colete salva vidas, o tráfego em alta velocidade, a não inscrição da embarcação na Marinha e a condução de embarcações após o consumo de álcool, um risco para a segurança de todos.

Segundo a Marinha, o condutor que infringir uma das determinações previstas no regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário poderá ter a habilitação suspensa, a embarcação apreendida e, se houver resistência, poderá ser conduzido a uma autoridade policial competente.

O órgão ainda reforça que para prevenir essas infrações o apoio da população para denunciar irregularidades é essencial e pode ser feito por meio dos telefones 185 e (63) 3216-1715, disponíveis ininterruptamente, para atender a emergências marítimas e fluviais.


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp