Aos 29 anos, RAIA está dentre as 22 candidaturas mais jovens do Tocantins. "A minha candidatura é de resistência, com foco em populações vulneráveis".

Da Redação

Gabriela Barboza Pereira, mais conhecida como Gabriela Raia ou, simplesmente, RAIA, é médica, artista, ativista e a única candidata mulher a deputada estadual da Federação Rede Sustentabilidade - PSOL.

Aos 29 anos se lança na política representativa, pautando saúde, cultura, feminismo e justiça social.

Trajetória política

Nascida no estado do Mato Grosso, radicada em Brasília e moradora de Palmas há mais de 10 anos, Gabriela RAIA iniciou cedo na política. Aos 13 anos, quando era estudante de escola pública, participou do Movimento Passe Livre. Aos 17 anos filiou- se ao PSTU, e há 4 anos constrói a Resistência, corrente interna do Partido Socialismo e Liberdade.

Com 18 anos se mudou para o Tocantins após ser aprovada em segundo lugar geral no vestibular de Medicina da UFT. Durante o curso lutou pelos 10% do PIB para a educação, disputou em chapas de DCE na UFT e construiu como delegada à Assembleia Nacional de Estudantes - Livre.

"Sempre percebi na construção coletiva a possibilidade de revolução, a oportunidade do NOVO", diz a candidata.

História familiar- veia política

Filha de costureira, e de pai administrador de empresas, RAIA conta que a paixão pela política veio de berço. Sua mãe, aos 17 anos, era filiada ao PT, mesmo no interior do Mato Grosso e já reivindicava o direito das mulheres. Seu pai e ela se conheceram graças em frente a Ilha do Bananal, na época seu pai, Rinaldo, deixará a capital federal após sua demissão da UnB ( Universidade de Brasília), tendo sido perseguido pela política durante a Ditadura Militar.

Pautas

Educação gratuita e de qualidade, por um SUS equânime, em defesa da Cultura e das minorias.

Todas essas pautas são reflexo direto da vida de conquistas de Raia, que com dificuldades se tornou médica. "Acredito que minha ascensão social é reflexo de políticas públicas.Desde meu acesso a bolsa permanência na UFT, como aos editais de cultura que a artista ganhou durante a pandemia".

Raia é uma mulher jovem com multifunções e abraça todas as causas com coragem.

A artista e médica acaba de ganhar mais um título nessas últimas eleições: candidata à Deputada Estadual. Com a candidatura lançada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) esta é a primeira tentativa dela ao cargo político. 

"Acredito na renovação e radicalidade na política, é necessário mudanças estruturais da sociedade. Se eleita defenderei com afinco aqueles e aquelas que mais necessitam: pobres, negros, indígenas, mulheres e crianças, idosos, PCDs.

RAIA –  Nasceu em Santa Terezinha, no Estado de Mato Grosso, e mudou-se para o Tocantins aos 18 anos. A artista aprendeu a tocar violão aos 14 anos, mesma época em que começou a compor suas próprias músicas.

Como escritora, ela conta que a sua história com a literatura vem desde a infância, ainda em Brasília (onde cresceu). Ela teve poesias estampando fachadas da escola e textos premiados. Ela, que sempre amou escrever, viu suas criações se tornarem composições, o que rendeu o lançamento de um disco ("Deixa Raiar"). Morou no Rio de Janeiro (RJ), onde fez cursos de improvisação em teatro no Tablado, voltou a compor e cantar suas canções, produziu clipes e trabalhos autorais, até retornar ao Tocantins.

Atualmente, desenvolve projetos autorais nas áreas da Literatura e a Música no Tocantins que já a projetaram em todo País, com videoclipes que alcançou milhares de pessoas, como o clipe “VEM” que alcançou a marca de quase 100 mil visualizações em todas as plataformas digitais e “Assim” com mais de 50 mil. O clipe VEM, último lançado, que contou com patrocínio do Banco da Amazônia, aborda a história da lenda amazônica da Iara, uma sereia diferente, que se apaixona pelo ritmo do forró e sonha passar uma noite dançando até o amanhecer. As gravações aconteceram no Jalapão, no Tocantins, em atrativos como os fervedouros Bela Vista e Alecrim, com a parceria da comunidade quilombola do Prata.

Medicina

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no ano de 2017, e deixou a música como segundo plano durante a graduação. Após a formação, começou a trabalhar como médica no Rio de Janeiro (RJ), até que retornou ao Tocantins. Como médica, escolheu o Sistema Único de Saúde (SUS) para trabalhar por ser uma usuária ativa do sistema. Aos 25 anos de idade, desistiu da residência médica na UFRJ para lutar pelos sonhos enquanto artista. 

Após a graduação, retomou as atividades como médica atendendo, principalmente, povos em situação de vulnerabilidade, como comunidades quilombolas e indígenas. Atualmente, é médica na aldeia São José, atendendo povos Apinajé, atividade que divide paralelamente às da campanha política na candidatura como deputada estadual.

Candidatura

Com apenas 29 anos, RAIA está dentre as 22 candidaturas mais jovens do Tocantins. “A minha candidatura é de resistência, com foco em populações vulneráveis, e carrego comigo a missão e força que uma pessoa jovem deve ter para enfrentar os antigos nomes que estão à frente da Assembleia Legislativa, há anos. A minha experiência de vida nesse Estado me dá energia para trazer recursos e projetos que irão fomentar qualidade de vida para quem realmente precisa”, concluiu a candidata, que nessa eleição usa o número de 50 000.

 

"A minha experiência de vida nesse Estado me dá energia para trazer recursos e projetos que irão fomentar qualidade de vida para quem realmente precisa".

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp