Dólar se deprecia frente a pares rivais em correção de ganhos anteriores

Stephannie Lopes /Da Redação

Na última semana, o dólar se depreciou em aproximadamente 1%, impulsionado pelas expectativas de um novo ciclo de afrouxamento monetário nos Estados Unidos, previsto para ocorrer ainda neste primeiro trimestre.

A influência dessas expectativas é evidente nas movimentações do mercado, à medida que investidores ajustam suas posições em antecipação aos índices de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) americanos, além dos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed) programados para esta semana. Estes eventos têm o potencial de consolidar as expectativas em torno de cortes de juros nos Estados Unidos.

Ao final da tarde da última segunda-feira, o dólar registrou queda, e o índice DXY, que avalia o desempenho do dólar em relação a seis moedas fortes, fechou em baixa de 0,20%, atingindo 102,209 pontos.

Nesta terça-feira (9), observa-se uma mudança de cenário, com o dólar operando em alta. Os investidores estão atentos aos dados de inflação nos Estados Unidos, em meio as apostas de cortes de juros deste ano.

Além das atenções voltadas aos eventos nos Estados Unidos, os investidores também aguardam os resultados dos preços no Brasil, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa é de que o país encerre o ano dentro da meta de inflação, o que poderia manter o ritmo de cortes de juros pelo Banco Central brasileiro.

O desempenho do mercado financeiro nesta semana está intrinsecamente ligado a esses eventos econômicos globais e nacionais, delineando as perspectivas para as políticas monetárias e influenciando as estratégias dos investidores nos mercados cambial e financeiro.

 

  • Dólar

Às 9h10, o dólar operava em alta de 0,18%, cotado a R$ 4,8794.

Na véspera, a moeda norte-americana fechou em queda de 0,02%, cotada a R$ 4,8707.

 

  • Ibovespa

O Ibovespa opera apenas depois das 10h.

Ontem, o índice teve alta de 0,31%, aos 132.427 pontos.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp