Semeadura e o desenvolvimento do milho da segunda safra também têm ocorrido sob condições favoráveis de clima

Da Redação

Segundo dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as primeiras semanas de março trouxeram benefícios para os cultivos de verão das regiões do MATOPIBA.

O estudo da semeadura e o desenvolvimento do milho da segunda safra também têm ocorrido sob condições favoráveis de clima. As análises do Boletim indicam que o comportamento do Índice de Vegetação (IV) expressa um bom desempenho para a primeira safra na região.

De acordo com o BMA, embora o excesso de chuvas tenha diminuído o ritmo da colheita da soja em algumas áreas, a umidade no solo é importante para garantir o bom desenvolvimento do milho primeira safra, além de beneficiar os cultivos da segunda safra que ainda se encontram em enchimento de grãos.

O resumo deste mês ainda mostra que o Tocantins lidera a colheita na região, com 76% da área colhida. No Maranhão e Piauí, houve diminuição do ritmo da colheita devido ao excesso de chuvas. As lavouras estão em boas condições e em diversos estádios fenológicos. No Extremo-Oeste da Bahia, a colheita evolui bem, beneficiada pelas baixas precipitações, o que tem preservado a qualidade dos grãos e favorecido as operações de campo.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp