O registro aconteceu por volta das 3:15h de quinta-feira, 26.

Da Redação

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Bramon, registrou às 3:15h da madrugada de quinta-feira, 26, um meteoro cruzando o céu. O registro foi na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. 

Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA); membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB); diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, "o município onde a rede Bramon fez o registro passou por uma forte tempestade, e por conta disso, não foi possível fazer a análise dos dados completos do meteoro."

Meteoros 

Meteoro é um fenômeno luminoso resultante da entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito desse material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso nos céus. Por essa razão, recebe também o nome de estrela cadente. A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.

 

- Dr. Carlos Jung, Observatório Heller & Jung, BRAMON

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp