Jynneos ou Imvanex,  ambas com o mesmo composto, mas com nomes diferentes nos EUA e na Europa são fabricadas na Dinamarca e na Alemanha pela empresa Bavarian Nordic A/S.

Da Redação

A vacina para a Monkeypox, popularmente conhecida como "varíola dos macacos", teve prorrogada a sua liberação para ser aplicada pelo Ministério da Saúde. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira, 17, e permite o uso do imunizante por mais seis meses. 

A aprovação também permitiu a dispensa do registro para que o Ministério da Saúde (MS) importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos ou Imvanex,  para imunização contra a doença. Ambas com o mesmo composto, mas com nomes diferentes nos EUA e na Europa. Ele é fabricado na Dinamarca e na Alemanha pela empresa Bavarian Nordic A/S.

Imunizante

Segundo a Anvisa, o imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C a -40°C. A prorrogação da dispensa temporária e excepcional é válida por mais seis meses e se aplica somente ao Ministério da Saúde, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa.

No Brasil, até o momento, não há submissão de protocolo de ensaio clínico em vacinas para ser conduzido nacionalmente e também não existe protocolo submetido ou mesmo vacina já registrada pela Anvisa com a indicação de imunização contra a Monkeypox.

Monkeypox virus

A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox.

Sintomas principais: 

Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.

Outros sintomas frequentes:

Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.

Como é transmitida?

A Monkeypox é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.

O que fazer se você sentir os sintomas?

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp