Edson Arantes Nascimento, mais conhecido como o Rei Pelé, descobriu um câncer de cólon em 2021 e estava internado no hospital em São Paulo desde 29 de novembro.

Da Redação

Morreu na tarde desta quinta-feira, 29, aos 82 anos, um ícone do futebol. Edson Arantes Nascimento, mais conhecido como o Rei Pelé, descobriu um câncer de cólon em 2021 e estava internado no hospital em São Paulo desde 29 de novembro.

A notícia foi dada pelo próprio hospital em que Pelé estava internado. "O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol", disse o comunicado. 

Aberto ao público, o velório será realizado das 10h de segunda-feira, 03, até as 10h de terça, na Vila Belmiro. O enterro, restrito aos familiares, será na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.

Quem foi Pelé?

Maior de todos, Edson Arantes do Nascimento foi o único na história a ganhar 3 Copas como jogador. Marcou mais de 1.200 gols, empilhou troféus, revolucionou o esporte e encantou o mundo. 

Pelé, eterno camisa 10 do Santos e da seleção brasileira, o Rei do Futebol teve 1.364 jogos e 1.283 gols, diz livro dos Recordes.

Veja homenagens:

Autoridades do Tocantins também prestaram suas condolências: 

"Contrapondo a tristeza, me enche a memória os maravilhosos momentos de alegria que o Rei Pelé proporcionou, encantando o Brasil, e ao mundo todo, com sua genialidade no futebol, lances que maravilhavam até seus adversários em campo. Fora do gramado, Pelé se tornou embaixador mundial do futebol e em 1995 foi nomeado Ministro do Esporte no governo Fernando Henrique Cardoso, deixando também um brilhante legado pela valorização das diversas modalidades do esporte como ferramenta de mudança e crescimento social.

Pelé, que em 2014 visitou o Tocantins, durante a Agrotins daquele ano, não deixou lacunas, uma vez que sua atuação e exemplo preencherão a memória de gerações de brasileiros e pelo mundo afora. Em respeito à memória do Rei Pelé e por todo seu legado, decreto Luto Oficial no Estado do Tocantins por três dias.

Em oração, peço que o consolo do Santo Espírito de Deus encha os corações dos familiares, amigos e de todos nós, brasileiros, que sentimos o aperto da tristeza da partida de nosso, para sempre, Rei Pelé", afirma o governador do Estado, Wabderlei Barbosa.

"O Brasil perdeu um grande ídolo na tarde desta quinta-feira,29. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, não marcou apenas o nosso futebol, mas eternizou o Brasil e o mundo com momentos memoráveis, lances que ficarão marcados por gerações.

Pelé, também entrou para a história do Tocantins, quando em 2014 veio ao nosso Estado prestigiar uma das maiores feiras agrotecnológicas do Norte do país, a Agrotins.

Que Deus, esteja com todos os familiares, amigos e amantes do esporte, nesse momento. Pelé, o seu legado jamais será esquecido", disse o Secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas. 

Outros nomes de peso também lamentaram a perda:

"Antes de Pelé, "10" era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!", disse Neymar em uma postagem nas redes sociais. 

"Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero "adeus" ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé", disse Cristiano Ronaldo.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp