A manifestação segundo a organização ocorrerá às 14:30, do próximo dia 01 de dezembro em frente ao Palácio Araguaia

Da Redação

Movimento formado por membros de comunidades tradicionais, pequenos empreendedores do jalapão, assim como artistas e ativistas tocantinenses, grupo convoca para ato em defesa do Jalapão. A manifestação segundo a organização ocorrerá às 14:30, do próximo dia 01 de dezembro em frente ao Palácio do Araguaia. O protesto acontecerá simultaneamente a audiência pública. 

Conforme o grupo organizador do ato, o processo seria irregular e potencialmente prejudicial à comunidade e a natureza presente no Jalapão. A votação da lei que permite a privatização foi feita sem a consulta prévia das comunidades quilombolas, que de acordo com a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho é obrigatória quando se trata de qualquer decisão que possa interferir na vida das comunidades tradicionais.

O movimento ‘Concessão Não’ aproveita o ato para denunciar ainda que os povos quilombolas da região vêm sendo assediados por representantes do estado a se manifestarem a favor da privatização. Em um vídeo publicado no perfil do Instagram @concessao_nao o Secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, José Humberto Muniz Filho, fala a comunidade de Boa Esperança que a privatização será “boa para vocês” e avisa que membros do quilombo devem tomar “cuidado” com os discursos da ONU, OIT.

O movimento organizará também um twitaço no mesmo dia para visibilizar a causa e uma super live com artistas de todo país e com data ainda não definida.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp