A fiscalização do Ministério Público do Tocantins (MPTO) faz parte da rotina de trabalho das promotorias de saúde da capital.

Da Redação

Pacientes em macas espalhadas pelo corredor central, falhas na escala, falta de medicamentos e profissionais. Este foi o cenário encontrado pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela durante vistoria realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP), na manhã desta terça-feira, 1º de outubro.

A fiscalização do Ministério Público do Tocantins (MPTO) faz parte da rotina de trabalho das promotorias de saúde da capital e visa acompanhar a qualidade da prestação de serviços de saúde no maior hospital público do Estado.

A principal queixa dos pacientes e de parte dos profissionais que atuam no HGP é com relação à falta de insumos, medicamentos e materiais para a realização de procedimentos médicos de rotina. O promotor de Justiça constatou que na Unidade de Tomada de Decisões (UTDI) havia apenas um enfermeiro para atender 30 pacientes. “Nos foi relatado que há falta de macas e cadeira de rodas para atender à demanda”, comentou Thiago Ribeiro.

Na “sala vermelha”, local onde ficam os pacientes em estado grave e que necessitam de cuidados especiais, havia 18 pessoas internadas e apenas um médico atendendo. A recomendação é que a proporção seja de 1 médico para cada 5 pacientes. Recebemos a informação de que não estão sendo realizadas hemodiálises em função da falta de cateter, instrumento indispensável para o procedimento.

A falta de medicamentos é uma constante no HGP, de acordo com dados apresentados pela farmácia da unidade hospitalar. Nesta terça-feira, constatou-se a falta de mais de 20 medicamentos, inclusive alguns necessários para o tratamento de câncer.

O Ministério Público do Tocantins, por meio da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, solicitará informações junto à Secretaria de Estado da Saúde sobre as providências imediatas para a regularização do estoque de medicamentos, bem como sobre a organização da escala de profissionais para atender à demanda existente.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp