Realizados pelo Coepi em parceria com os Tambores do Tocantins, projeto estabelece conexões entre grupos tradicionais e será realizado de quinta-feira a sábado, 09 a 11

Cinthia Abreu

O Coração do Brasil vai pulsar mais forte com batidas de tambores, congadas, catira e maracatus a partir da próxima quinta-feira, 09, até sábado, 11. O 3º Ipadê – Encontro de Maracatu no Cerrado celebra o Maracatu de Baque Virado no Centro-Oeste vai acontecer na cidade de Natividade com o encontro de mestres e grupos tradicionais do Brasil.

A programação vai contar com apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e vivências de grupos e mestres de Porto Nacional, Natividade e Pirenópolis (GO), sendo os grupos Catira Raiz e Maracatu Baque de Rocha, de Pirenópolis; e Catireiros Belarmino e Patrício, Suça Mãe Ana e Tambores do Tocantins, como locais. Esta edição será realizada em homenagem o Mestre Domingos da Suça, de Natividade, que faleceu na semana passada.

A iniciativa é do projeto “Reconectando Memórias: Encontro de Mestres de Cultura Popular”, via realização da Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi) em parceria com o grupo Tambores do Tocantins. Esta é a segunda etapa do projeto, que no mês de Outubro levou os grupos tocantinenses para o Goiás e que agora faz o caminho inverso para fechamento do projeto com chave de ouro.

A expectativa é de reunir uma equipe de mais de 80 pessoas, dentre artistas, mestres, produtores e técnicos de Pirenópolis, Natividade e Porto Nacional, para um espetáculo de cores, ritmos e tradições. Idealizadora do projeto, a coordenadora de projetos da Coepi, Isabella Rovo, de Pirenópolis (GO), afirma que a proposta é de estabelecer uma rede de conexão entre os estados, baseada na cultura popular e nos saberes ancestrais e tradicionais. “Este é o encontro que reacende a chama da cultura popular, onde as raízes se aprofundam e as histórias se entrelaçam”, afirma a produtora.

Líder do Tambores do Tocantins, Marcio Bello afirma que a cidade de Natividade é o ponto ideal para este encontro, em virtude de sua propriedade histórica e diversidade cultural. “Será um verdadeiro festival de identidades, ecoando a ancestralidade que pulsa no coração do país. Natividade será o palco da tradição, onde mestres e grupos de todas as regiões vão se reunir para tecer uma tapeçaria de cultura que nos conecta ao passado, ao presente e ao futuro do Brasil”, declarou.

Projeto

O objetivo é de promover a interação e o intercâmbio entre mestres de diferentes áreas e comunidades, estimulando a colaboração e o enriquecimento mútuo dos saberes e fazeres tradicionais. “O Reconectando Memórias” promove a integração das comunidades locais e o fortalecimento da identidade cultural dessas regiões, contribuindo para a valorização e o reconhecimento dos mestres da cultura popular como guardiões do patrimônio cultural brasileiro.

O patrocínio é do Governo do Estado do Goiás, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Prefeitura Municipal de Natividade, Universidade Federal do Tocantins e Iphan Tocantins. A proposta é de que os integrantes dos dois grupos de cada estado vão à cidade do estado vizinho, retomando elos anteriores à separação geopolítica, com objetivo de possibilitar que as principais lideranças dos grupos possam conhecer os trabalhos um do outro, trocar experiências sobre a prática cotidiana de seus trabalhos e pensar em estratégias de fortalecimento dos grupos.

A primeira caravana aconteceu entre os dias 19 e 21 de Outubro, durante o 3º Ipadê – Encontro de Maracatu no Cerrado, também realizado pela Coepi em Pirenópolis, em Pirenópolis (GO).

Agenda

Programação - Dia 09/11

09:00 horas - chegada da comitiva de Pirenópolis

15:30 horas - Vivencia com todos os Mestres de TO e GO,

Local:  Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

Programação: Dia 10/11

Manhã - 08:30hrs

Oficinas com Mestres e Grupos de Natividade - sede do IPHAN.

Noite - 18:00 hrs - Show  com todos os grupos na frente das Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Catireiros de Natividade

Catira Raízes de Pirenópolis

Suça Mãe Ana de Natividade

Suça Tia Bem Vinda de Natividade

Tambores do Tocantins de Porto Nacional

Maracatu Baque de Rocha de Pirenópolis

Programação:

Dia 11/11

Manhã -08:30 horas:

Oficinas com os Mestres e Grupos Maracatu Baque de Rocha e

Catira Raízes de Pirenópolis – GO

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp