Amazônia, foi a maior área de vulcanismo no mundo há quase dois bilhões de anos, agora sofre com incêndios que se alastram com a floresta mais seca devido às mudanças climáticas.

Da Redação

A Amazônia, que foi provavelmente a maior área de vulcanismo no mundo há quase dois bilhões de anos, agora sofre com incêndios que se alastram com a floresta mais seca devido às mudanças climáticas. Com um retrato de como tudo está conectado, a série “A Era dos Humanos”, produzida pelo Grupo Storm, com roteiro e direção de Iara Cardoso e apresentação de Marcos Palmeira, começou a ser rodada na região amazônica no dia 05 de setembro, Dia da Amazônia, e apresentará ao telespectador como o impacto de nossas decisões deram início a uma nova era. 

Com exibição no Globoplay no ano que vem, a série de quatro episódios será gravada ainda no Pantanal, Abrolhos e nos Canyons no sul do Brasil, com a participação de cientistas renomados de diversas áreas do conhecimento, como geologia, climatologia, matemática, física, biologia, neurociência, engenharia, oceanografia, jornalismo, filosofia, entre outras. Uma conexão feita na série é como os incêndios, secas e inundações de hoje podem fazer tanto estrago quanto massivas erupções vulcânicas ou um asteroide gigante fizeram no passado. As grandes quantidades de dióxido de carbono geradas pelos vulcões foram responsáveis por duas extinções em massa, uma delas abriu caminho para os dinossauros dominarem a Terra por 136 milhões de anos. 

Fazendo uma comparação rápida, a atividade vulcânica atual no planeta é responsável pela emissão de cerca de 0,4 bilhão de toneladas de CO2 por ano, ao passo que a emissão devido aos humanos chega a cerca de 40 bilhões de toneladas por ano, cem vezes mais. “A Era dos Humanos” aponta como agora nós somos a bola de fogo em direção à terra, mas também mostra que há esperança, e esta reside nos pensamentos, emoções, intuições e sentidos da humanidade que darão curso para o que está por vir. Para a filosofia e a ciência das antigas civilizações gregas, os elementos Ar, Fogo, Água e Terra simbolizava não só os aspectos físicos do mundo material, mas as características essenciais da natureza humana – esta é a premissa da série, que trará os quatro elementos nas gravações na Amazônia.

 “Captaremos a floresta de todos os ângulos, mostrando desde as borboletas marrons que reinam devido ao desmatamento, ao impacto do fogo que perdura na floresta por mais de 30 anos, ao micro plástico no Rio Amazonas que está no estômago dos peixes e ao importante acúmulo de CO2 pelas raízes finas da floresta”, comentou a diretora da série Iara Cardoso. “Tudo para mostrar que A Era dos Humanos já chegou e o destino dela depende de nós”, finalizou. 

Sobre a Série Direção: Iara Cardoso Produção: Grupo Storm.

Exibição: Globoplay 

Sinopse: Como os nossos pensamentos, intuições, emoções e sentidos influenciam a vida no planeta? Você irá descobrir em uma viagem pelo Ar, Fogo, Água e Terra e entender como a natureza humana está por trás das mudanças climáticas. A partir da perspectiva única de diferentes personagens, somos conduzidos pelos elementos essenciais da vida, que representam o universo ao nosso redor, assim como o nosso universo interior. O ator Marcos Palmeira é o nosso guia nessa jornada, na qual cientistas prestigiados compartilham sua paixão pela natureza e mente humana.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp